Disciplina: Comunicação de Crise em Ambiente Digital

Área Científica:

Comunicação

HORAS CONTACTO:

30 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A Unidade Curricular tem por objetivo dotar os alunos de uma perspetiva teórica e prática da Comunicação de Crise, visando desenvolver as competências estratégicas de análise e gestão da comunicação de crise no contexto digital. Especificamente visa
2 - Definir a comunicação de crise e os seus conceitos centrais, incluindo a sua relação com as relações públicas, a gestão de riscos e a resiliência organizacional.
3 - Identificar diferentes tipos de crises e o seu potencial impacto nas organizações e partes interessadas.
4 - Analisar estudos de caso do mundo real para entender os fatores que contribuem para uma comunicação de crise bem-sucedida e mal sucedida.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à Comunicação de Crise
2 - Definição de Crise e Comunicação de Crise
3 - Referenciais Teóricos em Comunicação de Crise
4 - Estudos de Caso em Comunicação de Crise: Analisando Respostas Bem Sucedidas e Fracassadas

Bibliografia / Fontes de Informação:

Aguiar, P. (2012). , Comunicação de crise: Teoria e prática , FVG
Bueno, W. da C. (2015). , Gestão da comunicação em crises , PUC Minas Gerais
Coombs, W. T., & Holladay, S. J. (2010). , The Handbook of Crisis Communication. , Wiley-Blackwell.
Gonçalves, G. (2020). , COVID-19 Communication in Portugal: Exploring the relation between sources of information and citizens trust in risk and crisis governmental communication , Routledge.
Mocho, A. J. (2021). , Crise nas Empresas - Comunicação Com os Media, , Bnomics
Caetano, J., Vasconcelos, P., & Vasconcelos, M. (2006). , Gestão de crise , Editorial Presença

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A unidade curricular empregará uma variedade de métodos de ensino para envolver os alunos e promover a sua aprendizagem. Nomeadamente, estudos de caso, discussões em grupo e breves apresentações. Os alunos terão oportunidades de analisar teorias e estratégias de comunicação de crise em cenários do mundo real, desenvolvendo o seu pensamento crítico e capacidades de resolução de problemas. Atividades interativas e exercícios práticos serão integrados ao longo da Unidade Curricular para reforçar os conceitos-chave e a sua aplicação prática. Avaliação Apresentação de uma Análise do Estudo de Caso (100%): Analisar e apresentar um caso de comunicação crise do mundo real. Deve incluir um Plano de comunicação de crise, proposto pelos alunos, que responda ao dano na imagem pública da organização que a crise suscitou.