Disciplina: História da Língua Portuguesa

Área Científica:

Linguística

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer a pré-história do Português através do seu antepassado linguístico, o latim vulgar;
2 - Reconhecer as diversas línguas românicas na sua distribuição geográfica e variação interna;
3 - Situar a área da Galécia Magna ou área inicial do romance Galego-Português;
4 - Relacionar o desenvolvimento territorial de Portugal com a evolução da língua portuguesa;
5 - Analisar o comentário filológico e linguístico de alguns dos mais antigos documentos escritos em Português;
6 - Conhecer e identificar as várias fases da evolução da língua portuguesa até à atualidade.

Conteúdos / Programa:

1 - Do Latim ao Português Antigo
1.1 - A România e a sua divisão atual
1.2 - A Romanização da Península Ibérica
1.3 - A Formação do Galego-Português
1.4 - Os moçárabes e o léxico de origem árabe no Português
2 - O Português Arcaico
2.1 - Análise histórica e linguística dos mais antigos textos em Português
2.2 - A grafia dos textos medievais
2.3 - A evolução da fonética e do sistema fonológico
3 - O Português da Época Clássica
3.1 - Os primeiros gramáticos e lexicógrafos da língua portuguesa
3.2 - A expansão ultramarina portuguesa e as suas implicações linguísticas
3.3 - Do Português clássico ao Português setecentista
4 - O Português Contemporâneo
4.1 - Os dialetos do Português Europeu
4.2 - O Português no mundo: unidade e diversidade
4.3 - Os acordos ortográficos da língua portuguesa
4.4 - Algumas tendências atuais da evolução da língua

Bibliografia / Fontes de Informação:

K. Baldinger , 1958 , La formación de los dominios linguisticos en la Peninsula Ibérica , Gredos
A. P. Banza e M. F. Gonçalves , 2018 , Roteiro de História da Língua Portuguesa , UNESCO - UÉ
I. Castro , 1991 , Curso de História da Língua Portuguesa , Universidade Aberta
L. F. L. Cintra , 1990 , Estudos de Dialetologia Portuguesa , Sá da Costa Editora
J. Corominas e J. Pascual , 1980- , Diccionario critico etimológico e hispánico , Gredos
A. G. da Cunha , 1982 , Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa , Nova Fronteira
J. P. Machado , 1952 , Dicionário etimológico da língua portuguesa , Livros Horizonte
C. de A. Maia , 1986 , História do Galego-Português. Estado linguístico da Galiza e do Noroeste de Portugal desde o século XIII ao século XVI , INIC
H. Meier , 1943 , A evolução do Português dentro do quadro das línguas ibero-românicas. Biblos ,
R. V. M. e Silva , 1989 , Estruturas trecentistas. Para uma gramática do Português arcaico , Imprensa Nacional-Casa da Moeda
R. V. M. e Silva , 1991 , O Português arcaico: fonologia , Contexto/Editora Universidade Federal da Bahia
C. Tagliavini , 1972 , Le origini delle lingue neolatine. Introduzione alla filologia romanza , Pàtron
F. Tarallo , 1990 , Tempos linguísticos: itinerário histórico da língua portuguesa , Editora Ática
P. Teyssier , 1980 , História da Língua Portuguesa (Tradução de Celso Cunha) , Martins Fontes

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Quanto ao modelo pedagógico, as aulas são teórico-práticas (48TP). A nível metodológico, primeiro, envolvem uma componente mais expositiva. Depois, conciliam o reforço da exposição de conteúdos teóricos com o trabalho prático e autónomo dos estudantes. Nas aulas, a metodologia combina a componente teórica com a prática, para um processo de ensino-aprendizagem colaborativo e participativo. Pretende-se que seja uma metodologia dinâmica e centrada na realização de tarefas que visam explorar os conceitos previstos no programa. Os estudantes são levados a conhecer a origem e a evolução do Português desde o Latim Vulgar à atualidade, através da exploração de documentos históricos e materiais de gramáticas e ortografias históricas da língua portuguesa. Assim, podem observar e compreender a evolução da gramática e da ortografia da língua portuguesa ao longo dos séculos, bem como a sua variação geográfica atual em Portugal e no Mundo. A unidade curricular pretende ainda que os estudantes desenvolvam investigação e reflexão sobre as temáticas programáticas, analisando e descrevendo dados de textos não literários e literários do passado, de gramáticas históricas e de outros recursos linguísticos. A avaliação distribui-se por duas componentes, contemplando a vertente escrita e a da oralidade. Assim, a avaliação faz-se com um trabalho escrito individual (50%) e uma apresentação oral (50%).