Disciplina: Sintaxe e Semântica do Português
Área Científica:
Linguística
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Sintaxe do Português
1.1. - Delimitar o objeto de estudo da Sintaxe.
1.2. - Dominar os conceitos e os métodos empregues na análise da estrutura frásica.
1.3. - Analisar construções frásicas, considerando a ordem dos elementos nas frases.
1.4. - Distinguir coordenação de subordinação.
1.5. - Observar e descrever diferentes tipos de orações.
1.6. - Identificar usos de anáforas, pronomes e expressões referenciais.
1.7. - Articular dados da Sintaxe com componentes da Semântica.
2 - Semântica do Português
2.1. - Conhecer os princípios da Semântica Lexical e Frásica.
2.2. - Analisar o significado de estruturas léxicas.
2.3. - Descrever a estrutura das unidades léxicas.
2.4. - Apreender os processos de variação e mudança do significado léxico.
2.5. - Adquirir conhecimentos fundamentais sobre Semântica Frásica.
2.6. - Desenvolver reflexão semântica sobre a língua portuguesa.
Conteúdos / Programa:
1 - Sintaxe do Português
1.1. - O objeto de estudo da Sintaxe
1.2. - A estrutura da frase
1.3. - Categorias e funções sintáticas
1.4. - Ordem básica de palavras e ordens derivadas
1.5. - Coordenação e Subordinação a) Tipos de coordenação frásica b) Tipos de subordinação
1.6. - Dependências referenciais e ligação
2. - Semântica do Português
2.1. - Da Semântica da palavra à Semântica da frase: reflexões gerais
2.2. - Enunciado, frase e proposição: sentido e referência
2.3. - Semântica Lexical: unidades de análise
2.4. - Tipos e dimensões do significado: da ambiguidade às relações de significado
2.5. - Variação e mudança do significado lexical
2.6. - Semântica da frase: funções semânticas
Bibliografia / Fontes de Informação:
DUARTE, I. , 2000 , Língua portuguesa: Instrumentos de análise , Universidade Aberta
ELISEU, A. , 2008 , Sintaxe do português , Caminho
LOPES, A. C. M.& Rio-Torto, G. , 2007 , Semântica , Caminho
LOPES, O. , 1972 , Gramática Simbólica do Português (um esboço) , Fundação Calouste Gulbenkian,
LYONS, J. , 1977 , Semantics , Cambridge University Press
MATEUS, M. H. et al. , 2003 , Gramática da Língua Portuguesa , Caminho
OLIVEIRA, F. - "Semântica" in Faria, I., Pedro, E., Duarte, I. e Gouveia, C. (orgs.) , 1996 , "Semântica" in Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, , Caminho
PAIVA RAPOSO et al , 2020 , Gramática do Português, , FCG
VILELA, M. , 1994 , Estudos de Lexicologia do Português , Almedina
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Quanto ao modelo pedagógico, as aulas são teórico-práticas (48TP). Assim, a nível metodológico, assumem inicialmente uma componente mais expositiva, destinando-se à consolidação da aquisição de conceitos nucleares. Num segundo momento, retomando a componente teórica, conciliam o reforço da exposição de conteúdos teóricos com o trabalho prático e autónomo dos estudantes. O processo orientador de ensino-aprendizagem quer-se dinâmico e centrado na realização de tarefas. Estas visam o domínio teórico com aplicação prática, através da exploração de conceitos previstos no programa. A exposição teórica terá reflexos na realização de exercícios diversos, implicando a reflexão para a resolução de problemas.A avaliação da UC distribui-se por duas componentes, contemplando a vertente escrita e a da oralidade. Assim, a avaliação faz-se com: 1) uma prova escrita (frequência/ teste ou de outro formato) e 2) um trabalho com apresentação oral. Cada uma destas componentes vale 50%.