Disciplina: Estratégia e Desenvolvimento Empresarial

Área Científica:

Gestão Geral

HORAS CONTACTO:

20 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

- Apresentar e desenvolver os principais conceitos, teorias e quadros de referência do pensamento estratégico empresarial. - Proporcionar aos alunos o ambiente adequado a uma iniciação prática à gestão estratégica. No final da Unidade Curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Identificar e caracterizar as principais escolas do pensamento estratégico. 2. Analisar estrategicamente uma situação e formular uma estratégia consequente. 3. Reconhecer a importância da Responsabilidade Social das Empresas e os diversos grupos de stakeholders. 4. Participar activamente nos processos associados à metodologia do Balanced Scorecard.

Conteúdos / Programa:

1. O que é a estratégia: a diversidade das origens e a multiplicidade das escolas.
2. O conceito de Estratégia.
3. O ponto de partida: a Análise Estratégica.
4. Definir um Futuro: a Formulação da Estratégia.
5. Os Caminhos para o Futuro: as Opções Estratégicas.
6. Estratégia e valor: as legitimidades e os papeis dos diversos stakeholders. A responsabilidade Social das Empresas e a Ética Empresarial
7. Do Pensamento à Prática: a Implementação e o Controlo Estratégico. O Balanced Scorecard.
8. Estratégia e Mudança

Bibliografia / Fontes de Informação:

António, N. (2012) (Ed.), Estratégia Organizacional: Do Mercado à Ética, Escolar Editora, Lisboa
Besanko, D.; Dranove, D. & Shanley, M (2009), Economics of Strategy, 5th ed. John Wiley & Sons.
Freire, A. (1997), Estratégia - Sucesso em Portugal, Verbo, Lisboa.
Thompson, S. & Gamble, J. (2009), Crafting & Executing Strategy: The Quest for Competitive Advantage: Concepts and Cases, 17th ed. McGraw-Hill.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho de grupo, com a ponderação de X%;
- Uma prova individual, com a ponderação de Y% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação continua.

Regente da Disciplina:

Fernando Ferreira - INDEG-ISCTE