Disciplina: Marketing Empresarial

Área Científica:

Marketing

HORAS CONTACTO:

20 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1. Decidir sobre acções de marketing mix coerentes com uma estratégia pré-definida; 2. Compreender o papel dos diferentes elementos da estratégia de marketing para o alcance de objectivos; 3. Diagnosticar e desenvolver soluções para problemas de marketing ao nível das variáveis produto, preço e distribuição; 4. Usar a criatividade, como complemento dos domínios conceptual e operacional, para construir vantagem competitiva. Depois de estudarem o programa de Marketing, os formandos devem ser capazes de: 1. definir o que é marketing e discutir os seus conceitos principais; 2. descrever o processo de marketing e as forças que o influenciam; 3. desenvolver os três passos do marketing estratégico; 4. explicar como é que as empresas identificam os segmentos de mercado mais atractivos e definem uma estratégia de marketing para os mesmos; 5. discutir como é que as empresas posicionam os seus produtos para maximizarem a sua vantagem competitiva no mercado; 6. perceberem as ferramentas operacionais que os gestores de marketing utilizam para implementar as suas estratégias;

Conteúdos / Programa:

- Perceber o que é o Marketing e o Processo de Marketing;
- O Planeamento Estratégico e o Processo de Marketing (Análise de Portfólio);
- A Envolvente de Marketing;
- Do Consumidor para a Estratégia de Marketing;
- Desenvolvimento da Estratégia de Marketing;
- Marketing-Mix: Produto, Preço, Distribuição e Comunicação. Dos 4P’s para os 7 P’s;

Bibliografia / Fontes de Informação:

- Lendrevie, Jacques et al., (2015), Mercator da Língua Portuguesa, Pub.D.Quixote, Portugal, 15ª Edição;
- Kotler, Philip and Keller, Kevin (2012), Marketing Management, Prentice-Hall International, USA;
- Artigos e outros materiais disponibilizados pelo docent;

Métodos e Critérios de Avaliação:

Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho de grupo, com a ponderação de X%;
- Uma prova individual, com a ponderação de Y% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação continua.