Disciplina: Promoção e Prevenção da Saúde Mental nas Comunidades

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

72 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Aprofundar conhecimentos sobre promoção e prevenção da saúde mental à pessoa, a grupos vulneráveis e em diversos contextos comunitários.
2. - Adquirir competências para a intervenção especializada de ESMP na promoção da saúde mental e na prevenção da doença mental junto da pessoa ou grupos vulneráveis ao longo das etapas do desenvolvimento.
3. - Analisar programas, projetos e planos de ação específicos para a promoção e prevenção em saúde mental.
4. - Reconhecer a importância da literacia em saúde mental e de projetos de trabalho que a promovam nas populações.
5. - Desenvolver competências na identificação dos fatores determinantes da saúde mental.
6. - Aprender técnicas e metodologias específicas para a intervenção preventiva em SM em diferentes contextos comunitários.
7. - Adquirir conhecimentos e habilidades para intervir junto das pessoas em situações de crise e catástrofe.
8. - Analisar estratégias e metodologias para redução do estigma.

Conteúdos / Programa:

1. - Conceitos fundamentais.
2. - Dados epidemiológicos sobre saúde mental na Europa, Portugal e RAM. Impacto sócio económico na QV das populações.
3. - Programas, projetos e planos de ação internacionais, nacionais e regionais específicos.
4. - Determinantes da saúde mental: individuais, familiares, comunitários e sociais.
5. - Processo adaptativo às transições normativas e não normativas e níveis de intervenção.
6. - Classificação da intervenção preventiva.
7. - Literacia e saúde mental: da avaliação à ação psicoeducativa do EESMP.
8. - Modelos e técnicas de intervenção preventiva na família e no ambiente de vida.
9. - Intervenções no individuo e na rede de suporte. Empowerment.
10. - Conceção e etapas dos projetos preventivos.
11. - Gestão de casos. Trabalho em rede.
12. - Intervenção do EESMP na prevenção das toxicodependências e alcoolismo.
13. - Planeamento e ação do EESMP em situações de crise e catástrofe.
14. - Papel do EESMP na promoção da SM e na prevenção em grupos de risco (minorias, deslocados, excluídos).
15. - Intervenção face ao estigma.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Amaral, António C. , 2010 , PESM Prescrições de Enfermagem em Saúde Mental Mediante a CIPE. Mem-Martins: , Mem-Martins: Lusociência
Direção Geral de Saúde , 2017 , Programa Nacional para a Saúde Mental. , Lisboa: DGS
Filho, H. C. et al. , 2008 , Organização de intervenções preventivas. , Lisboa: Coisas de Ler Edições.
Loureiro, Luís , 2014 , Literacia em Saúde Mental - Capacitar as Pessoas e as Comunidades para agir. , Unidade de Investigação em Ciências Saúde: Enfermagem - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Marlatt, G. A. et al. , 1999 , Redução de Danos. Estratégias práticas para lidar com comportamentos de alto risco. , São Paulo: Artmed.
Moreira, P; Melo, A. , 2005 , Saúde Mental - do Tratamento à Prevenção. , Porto: Porto Editora Lda
Towsend, C. Mary , 2013 , Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica: Conceitos de Cuidado. , Loures: Lusodidacta
World Health Organization , 2013 , Mental Health Action Plan 2013-2020. , Who Regional Office for Europe. Geneva.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Alternância de sessões teóricas com teórico práticas e concretização de seminários com peritos convidados. Oportunidade de manifestação dos interesses dos formandos pela exploração de temas específicos e seleção de métodos pedagógicos adequados: Debates, paineis de peritos, análise de planos e programas de ação concretos onde a intervenção do EESMP se revelou fundamental. Incentivo à pesquisa de temas em subgrupos e análise partilhada de resultados. Disponibilização de orientação do docente para os trabalhos, pesquisa e seminários. Modelo B de acordo com o regulamento de avaliação da aprendizagem dos alunos da UMa (RAAAUMa) - Um trabalho em subgrupo com apresentação oral e discussão (50% da classificação). Teste escrito (50% da classificação). Todos os elementos são recuperáveis na época de exames de recurso e melhoria. Nota mínima nos dois elementos 9,5 valores.