Disciplina: Enfermagem Avançada

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Analisar as teorias de enfermagem e o seu contributo para a evolução da enfermagem enquanto profissão e disciplina;
2. - Analisar os diferentes níveis de teorias;
3. - Analisar diferentes níveis de intervenção em enfermagem tendo por fundamento o referencial teórico e as competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros para o enfermeiro e o enfermeiro especialista;
4. - Refletir sobre a importância de sustentar a prática de enfermagem especializada visando a melhor qualidade de cuidados tendo por base os padrões de qualidade definidos pela OE;
5. - Analisar as vantagens e desvantagens da utilização de sistemas de Informação em Enfermagem;
6. - Refletir sobre os desafios que se colocam à enfermagem no âmbito da saúde e na sociedade atual.

Conteúdos / Programa:

1. - Evolução do conhecimento em Enfermagem: da profissão e da disciplina
2. - Teorias de enfermagem e conceção de cuidados
3. - Importância das teorias na intervenção de enfermagem: modelos de análise e avaliação de teorias
4. - Conceito de Enfermagem Avançada
5. - Níveis e domínios de competência do enfermeiro e enfermeiro especialista
6. - Padrões de qualidade para a enfermagem especializada
7. - O raciocínio clínico e a tomada de decisão e resolução de problemas em enfermagem
8. - Sistemas de Informação em Enfermagem - importância da respetiva utilização
9. - Perspetivas de desenvolvimento e desafios que se colocam à disciplina e profissão de enfermagem na sociedade atual

Bibliografia / Fontes de Informação:

Alfaro-LeFevre, R. , 2013 , Critical thinking, clinical reasoning, clinical judgment. , St. Louis: Elsevier.
Alligood, M. R. , 2014 , Nursing theorists: and their work. , St. Louis: Elsevier Mosby.
Benner, P. , 2001 , De iniciado a perito. Excelência e poder na pratica clinica de enfermagem. Coimbra: Quarteto , Quarteto
Cherry, B.& Jacob, S.R. , 2014 , Contemporary nursing . Issues, triends & Management. , St. Louis: Elsevier
McCormack, B. & MaCance, T.V. , 2010 , Person-centred nursing.F94 Theory and practice. , Chichester: Wiley-Blackwell.
McKenna, H. P; Pajnkihar, M. & Murphy, F. , 2014 , Fundamentals of nursing models, theories and practice. 2nd ed. Oxford: Jonh Wiley & Sons. , Oxford: Jonh Wiley & Sons.
Meleis, A. , 2012 , Theorical nursing development and progresss. , Philadelphia: wolters kluwel/Lippincott Williams & Wilkins
Sequeira, C.; Sampaio, F. , 2020 , Enfermagem em Saúde Mental Diagnósticos e Intervenções. , Lidel Edições Técnicas Ldª
Nightingale, F. , 1992 , Notes on nursing: What it is, and what it is U89not. , New York: J.B. Lippincott. Company

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologia de ensino expositiva e participativa. Aulas teóricas e teórico-práticas com recurso a técnicas ativas como análise e discussão de artigos respeitantes aos diferentes conteúdos programáticos. Análise de diferentes modelos teóricos e teorias promovendo a capacidade crítica dos formandos face à adequação dos em diferentes situações/ casos. Realização de trabalho em subgrupos sobre uma temática selecionada pelos alunos e negociada com o docente da UC. Avaliação segundo o regulamento de avaliação da aprendizagem dos alunos da Universidade da Madeira: Modelo B. Dois elementos de avaliação, um teste e um trabalho em subgrupo, cada um com uma ponderação de 50%. Cada elemento requer classificação mínima de 9,5 valores para aprovação da UC. Os dois são recuperáveis em época de exame de recurso e melhoria.