Disciplina: Investigação em Enfermagem

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

40 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Analisar àreas emergentes e prioritárias de investigação na área da enfermagem especializada de saúde mental e psiquiatria
2 - Analisar áreas emergentes e prioritárias de investigação na área da enfermagem especializada de saúde mental e psiquiatria
3 - Construir um projeto de investigação na área da enfermagem especializada de saúde mental e psiquiatria
4 - Desenvolver competências no domínio da análise crítica de estudos de investigação e na divulgação de resultados de investigação
5 - Analisar a metodologia da prática baseada na evidência
6 - Revelar competências de utilização da evidência científica na prática clínica em contextos de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica

Conteúdos / Programa:

1 - Análise das áreas prioritárias de Investigação da enfermagem de SMP
2 - Fases do processo de investigação: quantitativa; qualitativa
3 - Prática baseada na evidência em Enfermagem: Conrextualização e metodologia
3.1 - Revisão sistemática: processo no desenvolvimento do conhecimento científico
3.2 - Análise crítica da evidência científica: níveis de evidência e de recomendação para a prática
3.3 - A utilização e comunicação da evidência: qualidade e desenvolvimento da Enfermagem como Disciplina
4 - Desenvover um projeto de investigação na área da enfermagem especializada de saúde mental e psiquiatria.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bogdan, R. & Biklen, S. , 2010 , Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. , Porto Editora
Craig, Jean V.; Smyth, Rosalind L.; Mullally, Sarah , 2004 , Prática baseada na evidência, manual para enfermeiros , Lusociência
Doran, D. , 2011 , Nursing outcomes. The state of the science. , Jones & Bartlett
Gray, J., Grove, S. & Burns, N. , 2013 , The practice of Nursing Research , Elsevier
Melnyk, Bernardette Mazurek; Fineout-Overholt , 2011 , Evidence-based Practice in Nursing and Healthcare: A Guide to Best Practice , Lippincott Williams &Wilkins
Nieswiadomy, R. M. , 2010 , Foundations of nursing research. , Pearson Education International
Oermann, M. & Hays. J. , 2016 , Writing for publication , Springer Publishing Company
Vieira, F. , 2013 , Pesquisa científica em enfermagem : guia prático , Novas Edições Académicas

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Método expositivo-participativo. Desenvolver-se-á também a metodologia de seminário. A participação ativa dos alunos será decisiva para a prossecução dos resultados da aprendizagem. Esta metodologia pressupõe um trabalho de leitura crítica e aprofundamento concetual de temas da área da saúde mental e psiquiatria tendo em vista o desenvolvimento de um projeto e relatório de investigação e a comunicação/divulgação da investigação e assim uma prática de cuidados baseada na evidência. Avaliação segundo o regulamento de avaliação da aprendizagem dos alunos da Universidade da Madeira: Modelo B. Serão proporcionados dois elementos de avaliação, um projeto e um relatório de investigação, cada um com uma ponderação de 50%. A nota mínima, em cada um dos elementos é de 9,5 valores, podendo ser recuperados em época de exame de recurso.