Disciplina: Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

72 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Aprofundar conhecimentos sobre os fundamentos da ESMP: Históricos e concetuais
2 - Analisar teorias e modelos de enfermagem e biopsicossociais de referência para a compreensão dos fenómenos humanos na área específica
3 - Aprofundar conhecimentos para a intervenção do EESMP à pessoa em processo de doença mental em vários contextos
4 - Aprender técnicas de avaliação para a intervenção clínica em ESMP
5 - Aprofundar saberes sobre linguagem classificada para formulação de diagnósticos de ESMP
6 - Reconhecer os indicadores sensíveis aos cuidados de ESMP
7 - Analisar os requisitos incluídos nos padrões de qualidade para a ESMP;
8 - Demonstrar conhecimentos sobre a utilização do padrão documental da área de especialidade

Conteúdos / Programa:

1 - História e evolução da Enfermagem de SMP. Teorias e Modelos teóricos de referência: Teoria das Transições - A.I. Meleis; Modelo de Adaptação ao Stress de Stuart; Enfermagem Psicidinâmica de H. Peplau; Teoria da Diversidade e da Universalidade do Cuidado Transcultural de Madeleine Leninger entre outros.
2 - Pessoa vulnerável e enfermagem de saúde mental.
3 - Alterações nas necessidades nos processos de doença mental.
4 - Contínuo autonomia - dependência e avaliação.
5 - Técnicas de avaliação: observação, entrevista diagnóstica com exame ao estado mental, anamnese.
6 - A utilização de instrumentos de avaliação e adequação.
7 - Linguagem de Enfermagem classificada: CIPE, NANDA, NIC e NOC.
8 - Cuidados centrados na pessoa.
9 - Guidelines específicas para os cuidados.
10 - Intervenção de ESMP no ambiente.
11 - Fenómenos e diagnósticos de enfermagem específicos e intervenção de ESMP.
12 - Indicadores sensíveis aos cuidados de enfermagem.
13 - Qualidade de cuidados e ESMP.
14 - Documentação dos cuidados no Processo Clínico.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Dynes, Robin. , 2017 , Positive Communication , Jessica Kingsley Publishers
Kong, Camillia; Keene, Alex Ruck , 2019 , Overcoming Challenges in the Mental Health Capacity Act 2005 , Jessica Kingsley Publishers
Marcolan, João F.; Castro, Rosiani , 2017 , Desafios e Possibilidades do Novo Contexto do Cuidar. , Elsevier
O'Brien, Patricia G.; Kennedy, Winifred Z.; Ballard, Karen A. , 2013 , Psychiatric Mental Health Nursing: An Introduction to theory and Practice , Jones & Bartlett Learning
Towsend, C. Mary , 2013 , Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica: Conceitos de Cuidado , Lusodidacta
Videbeck, Sheila L. , 2017 , Psychiatric - Mental Health Nursing , Wolters Kluwer
Ordem dos Enfermeiros Portugueses , 2010 , Servir a comunidade e garantir a qualidade: os enfermeiros na vanguarda dos cuidados à doença crónica , Ordem dos Enfermeiros Portugueses

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologia expositiva e participativa/ ativa. Alternância de sessões teóricas com teórico práticas e concretização de seminário. Oportunidade de manifestação dos interesses/ experiências dos formandos com exploração e aprofundamento de conhecimentos complementares. Análise de casos. Debate e análise de planos de cuidados e programas de ação concretos onde a intervenção do EESMP se revele fundamental com recurso a linguagem classificada específica. Incentivo à pesquisa em fontes fidedignas e estudo consoante os interesses manifestos e afinidades pelos temas. Aplica-se o Regulamento de avaliação dos alunos da UMa - Modelo B. Teste escrito - 50% da classificação. Caso para estudo - planeamento da intervenção de enfermagem (trabalho em subgrupos) 50% da classificação. Nota mínima em cada elemento de avaliação 9,5 valores. Os dois elementos são recuperáveis em exame de recurso e melhoria de classificação.