Disciplina: Neuropsicopatologia e Enfermagem de Saúde Mental

Área Científica:

Saúde

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Descrever as estruturas neurofisiológicas implicadas no funcionamento e saúde mental da pessoa;
2. - Identificar os fatores genéticos, neurobiológicos e bioquímicos e neuro-emocionais, que interferem com o funcionamento equilibrado da pessoa;
3. - Descrever os processos neurocognitivos básicos e complexos e suas alterações;
4. - Identificar as principais manifestações da pessoa afetada por diversos quadros clínicos do âmbito da neuropsicopatologia e as indicações e efeitos das intervenções terapêuticas, incluindo as farmacológicas;
5. - Identificar necessidades de cuidados de enfermagem especializados de acordo com a situação apresentada pelo cliente;
6. - Prever cuidados de enfermagem adequados e resultados esperados.

Conteúdos / Programa:

1. - Funções neuropsicológicas: localização, lateralização, especialização e dissociações de funções.
2. - Resolução de problemas e funções executivas.
3. - Alterações neuropsicopatológicas e nas ABVD e AIVD.
4. - Intervenção terapêutica e reabilitação neuropsicológica: princípios, métodos e equipa de cuidados.
5. - Recursos disponíveis.
6. - Avaliação de EESMP.
7. - Diferentes Intervenções terapêuticas do EESMP ao cliente e família.
8. - Treino de competências para as ABVD e AIVD. Suporte e apoio emocional.
9. - Terapia de estimulação cognitiva: Treino de memória, histórias de vida, reminiscência. Orientação para a realidade.
10. - Indicações, contra-indicações das diferentes modalidades de intervenção farmacológica.
11. - Grupos sócioterapêuticos, de autoajuda e psicoeducativos.
12. - Intervenção de apoio à SM dos cuidadores.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Sequeira, C.; Sampaio, F. , 2020 , Enfermagem em Saúde Mental Diagnósticos e Intervenções. , Lidel Edições Técnicas Ldª
Astell, Arlene; Smith, Sarah; Joddrell, Phil. , 2019 , Using Technology in Dementia Care. , London and Philadelphia: Jessica Kingsley Publishers.
Dening, Karen H. , 2019 , Evidence-Based Practice in Dementia for Nurses and Nursing Students. , London and Philadelphia: Jessica Kingsley Publishers
Duffy, Frances. , 2019 , Clear Dementia Care. , London and Philadelphia: Jessica Kingsley Publishers
Maia, L.; Correia, C.; Leite, R. , 2009 , Avaliação e intervenção neuropsicológica. Estudo de casos e Instrumentos. , Lidel Edições Técnicas Ldª
Nunes, B. , 2008 , Memória, perturbações e treino. , Lidel Edições Técnicas Ldª
Pool, Jackie. , 2018 , Reducing the Symptoms of Alzheimer?s Disease and Other Dementias. , London and Philadelphia: Jessica Kingsley Publishers
Pulsford, Dave; Thompson, Rachel. , 2012 , Dementia ? Support for Family and Frends. , London and Philadelphia: Jessica Kingsley Publishers
Sequeira, C. , 2010 , Cuidar de idosos com dependência física e mental. Lisboa: Lidel. , Lidel Edições Técnicas Ldª
Sequeira, C.; Sampaio, F. , 2020 , Sequeira, C.; Sampaio, F. , Lidel Edições Técnicas Ldª

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Componente teórica - método expositivo e interrogativo. Componente teórico prática com participação dos alunos. Promoção de reflexão e análise conjuntas de situações concretas/ casos. Treino de técnicas específicas. Utilização de algumas dinâmicas grupais para estimular a partilha de conhecimentos e experiências profissionais prévias relacionadas com a área disciplinar. Incentivo à pesquisa e estudo. Aplica-se o Regulamento de avaliação dos alunos da UMa - Modelo B. Frequência (50% da classificação) e Trabalho em subgrupos sobre temáticas a definir com os formandos, no âmbito da disciplina com apresentação e discussão em turma( 50% da classificação). Nota mínima em cada elemento de avaliação 9,5 valores. Os dois elementos são recuperáveis em exame de recurso e melhoria de classificação.