Disciplina: Estágio de Enfermagem de Saúde Mental na Comunidade

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

252 Horas

NÚMERO DE ECTS:

15 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Demonstrar competências para: a intervenção como EESMP na promoção e prevenção em SM; para a prestação de cuidados de EESMP à pessoa com alterações da SM, em qualquer etapa do ciclo vital em diferentes contextos socioecológicos comunitários e para a gestão e supervisão de cuidados especializados em ESMP à pessoa, família, grupos e comunidades.
2 - Demonstrar consciência de si mesmo na relação terapêutica e a realização de intervenções psicoterapêuticas, socioterapêuticas, psicossociais e psicoeducativas.
3 - Assistir a pessoa ao longo do ciclo de vida, família, grupos, e comunidade na otimização da SM.
4 - Ajudar a pessoa ao longo do ciclo de vida, integrada na família, grupos e comunidade a recuperar a SM, mobilizando as dinâmicas de cada contexto.
5 - Prestar cuidados de âmbito psicoterapêutico, socioterapêutico, psicossocial e psicoeducacional, à pessoa ao longo do ciclo de vida, mobilizando o contexto e dinâmica individual, familiar, do grupo ou comunitário a manter, melhorar e recuperar a saúde.

Conteúdos / Programa:

1 - Mobilização de conteúdos teóricos e resultados da evidência científica relativos às UCs gerais e específicas dos semestres anteriores.
2 - . Princípios organizadores dos serviços de SM e Psiquiátricos Comunitários.
3 - Padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem SMP. Processo de Cuidados de Enfermagem.
4 - Métodos e técnicas de intervenção em Enfermagem SMP na comunidade. Métodos e técnicas psicoterapêuticos, socioterapêuticos, psicossociais e psicoeducativos.
5 - Ideossincrasias culturais e cuidados de enfermagem culturalmente sensíveis
6 - Níveis de intervenção em Enfermagem SM e Psiquiátrica. Intervenção individual, grupal e comunitária. Processo de Enfermagem e cuidados personalizados. Projetos e programas de intervenção em ESM nas comunidades.
7 - Código Deontológico dos Enfermeiros. Perfil de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de SM.
8 - Gestão integrada de serviços e cuidados de saúde mental e psiquiátricos na comunidade. Cuidados continuados e reabilitação psicossocial.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Brown, Jean; Learmonth, Alyson; Mackereth. , 2014 , Videbeck, Sheila L. , Jessica Kingsley Publishers
Machado, Ana L.; Colvero, Luciana, A; Rodolpho, Juliana; R. C. , 2017 , Saúde Mental: Cuidado e Subjetividade. , Difusão Editora
O'Brien, Patricia G.; Kennedy, Winifred Z.; Ballard, Karen A. , 2013 , Psychiatric Mental Health Nursing: An Introduction to theory and Practice , Jones & Bartlett Learning
Tobert, Natalie. , 2016 , Cultural Perspectives on Mental Wellbeing , Jessica Kingsley Publishers
Towsend, C. Mary , 2013 , Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica: Conceitos de Cuidado , Lusodidacta
Walker, Sandra. , 2015 , Psycosocial Interventions in Mental Health Nursing. , Sage Publications Ltd
Videbeck, Sheila L. , 2017 , Psychiatric - Mental Health Nursing , Wolters Kluwer

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O ensino clínico desenvolve-se em estruturas comunitárias que facultam cuidados de SM e psiquiátricos, sublinhando-se a imprescinbilidade de métodos de intervenção que favorecem a articulação, a continuidade de cuidados e o trabalho em rede. Com base em casos reais individuais, grupais e comunitários, o formando, tutorado pelos enfermeiros especialistas cooperantes e com orientação dos docentes, terá experiências diversificadas e complementares com vista ao desenvolvimento das competências especializadas que serão mensuradas. Propõe-se visitas de estudo a serviços específicos. Aplica-se o RAAAUMa: Modelo C. Conjugam-se três elementos: desempenho clínico (50%); projeto de estágio e relatório (25%) e estudo de caso (25%). Na avaliação do EC intervêem o formando, o tutor cooperante e o docente. Recuperável pela repetição do estágio e dos elementos de avaliação. Este estágio representa 50% da nota final do 2º semestre. Classificação mínima por elemento 9,5 val.