Disciplina: Estágio de Enfermagem de Saúde Mental em Contextos Clínicos com Respostas Diferenciadas

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

180 Horas

NÚMERO DE ECTS:

11 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Demonstrar competências de prestação de cuidados ESMP à criança, ou/ao jovem, ou/ao adulto e/ou ao idoso, com situações psicopatológicas.
2 - Demonstrar competências de gestão e supervisão de cuidados especializados em ESMP à pessoa em diferentes etapas do ciclo de vida, que necessita de cuidados diferenciados.
3 - Apoiar a família em diversas etapas do processo terapêutico
4 - Demonstrar consciência de si na relação terapêutica, nas intervenções psicoterapêuticas, socioterapêuticas, psicossociais e psicoeducativas.
5 - Assistir a pessoa e família para lidarem com as transições associadas à doença, nas fases evolutivas.
6 - Apoiar na recuperação psicossocial, utilizando as estratégias e técnicas adequadas e mobilizando os recursos do contexto.
7 - Prestar cuidados de âmbito psicoterapêutico, socioterapêutico, psicossocial e psicoeducacional.
8 - Intervir evitando e reduzindo o estigma associado à doença mental e promovendo a integração psicossocial.

Conteúdos / Programa:

1 - Mobilizam-se conteúdos resultantes da evidência científica das UCs gerais e específicas prévias.
2 - Princípios organizadores dos serviços de SMP diferenciados e continuados. Padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem SMP.
3 - Conteúdos de neuropsicopatologia.
4 - Métodos e técnicas de intervenção em EESMP em pessoas em diferentes etapas do ciclo vital com processos psicopatológicos. Relação de ajuda. Métodos e técnicas psicoterapêuticas, socioterapêuticos, psicossociais e psicoeducativos. Intervenção em EESMP.
5 - Processo de Enfermagem e cuidados centrados na pessoa
6 - Ambiente terapêutico. Adesão à terapêutica.
7 - A equipa de cuidados e suas especificidades. Modelos de intervenção terapêutica e suas especificidades. Cuidados à família. Cuidados continuados. Programas de intervenção psicossocial implementados por enfermeiros de SMP.
8 - Código Deontológico dos Enfermeiros. Perfil de competências do EESMP. Gestão integrada de cuidados, serviços e rede de referenciação de cuidados de SMP pós alta.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Dening, Karen H. , 2019 , Evidence-Based Practice in Dementia for Nurses and Nursing Students. , Jessica Kingsley Publishers
Macdonald, Ian. , 2019 , Teen Substance Mental Health and Body Image , Jessica Kingsley Publishers
O'Brien, Patricia G.; Kennedy, Winifred Z.; Ballard, Karen A , 2013 , Psychiatric Mental Health Nursing: An Introduction to theory and Practice , Jones & Bartlett Learning.
Thissen, Walraven-Andrea. , 2019 , Responding After Suicide , Jessica Kingsley Publishers
Towsend, C. Mary , 2013 , Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica: Conceitos de Cuidado. , Lusodidacta
Videbeck, Sheila L. , 2017 , Psychiatric - Mental Health Nursing. , Wolters Kluwer
Beckley, Pat. , 2019 , Supporting Vulnerable Children in the Early Years: Practical Guidance and Strategies for Working with Children at Risk , Jessica Kingsley Publishers

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O estágio decorre em contextos de cuidados diferenciados de SM e psiquiátricos para pessoas em diversas etapas do ciclo vital, com necessidades afetadas por quadros psicopatológicos. Sublinha-se a importância da opção do aluno pela população e contextos clínicos enfocados, onde mobilizará os seus conhecimentos aperfeiçoando-os e fará a gestão dos cuidados especializados aos clientes e às famílias. O formando, tutorado por especialistas e orientado pelo docente, fará experiências complementares (e.g. VE) para desenvolvimento de saberes especialiAplica-se o RAAAUMa: Modelo C. Conjugam-se 3 elementos: desempenho clínico (50%); projeto de estágio e relatório (25%) e estudo de caso (25%). Na avaliação do EC intervêem o formando, o tutor cooperante e o docente. Recuperável pela repetição do estágio e dos elementos de avaliação. Classificação mínima por elemento de avaliação 9,5 val.zados, que serão avaliadas.