Campus Universitário da Penteada
PISO 1, Gabinete 1001
9000-208 FUNCHAL
clepul3madeira@gmail.com
(+351) 291 705 231

O Polo do CLEPUL da Madeira ("Da Latinidade ao Multiculturalismo") resulta de um protocolo de cooperação entre a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o CLEPUL e a Universidade da Madeira, assinado em Novembro de 2012.
O desenvolvimento da pesquisa e a criação de um espaço de reflexão nas áreas da Latinidade, Multiculturalismo e Lusofonia são os princípios orientadores que estão na origem deste Polo, que pretende potenciar na Madeira a investigação e a produção, numa perspetiva interdisciplinar e internacional.
Sendo a ilha da Madeira, desde o seu povoamento, uma plataforma giratória entre Portugal e o resto do mundo, os elementos que trabalham no Polo do CLEPUL da Madeira espelham a cooperação entre regiões e povos. Nele trabalham investigadores e professores das Universidades da Madeira e da Universidade de Lisboa, que asseguram a coordenação, e de instituições de vários países, desde a PUC-São Paulo a investigadores e doutorados provenientes de academias europeias. Estão também enquadrados mestrandos e doutorandos que, com a participação em vários projetos, desenvolvem o domínio das metodologias de investigação e aprofundam conhecimentos nas suas áreas de especialização.

Campus Universitário da Penteada
PISO 1, Gabinete 1001
9000-208 FUNCHAL
clepul3madeira@gmail.com
(+351) 291 705 231
Coleção Mais Madeira -Dicionário Enciclopédico Infanto-Juvenil

Projeto em colaboração com a Câmara Municipal do Funchal que pretende levar ao público infanto-juvenil o resultado das investigações realizadas no âmbito do DEM. Rever o conhecimento sobre o arquipélago, a quase 600 anos de distância da sua descoberta, representa abrir portas para o futuro. Constituída por dez volumes com temáticas da economia ao urbanismo, da literatura à história. Primeiro volume já (...)

1 / 6
Coleção Teatro Baltazar Dias

Coleção realizada em colaboração com o Teatro Baltazar Dias, no âmbito das comemorações dos 130 anos da abertura do Teatro Baltazar Dias, visa divulgar as obras inéditas e esquecidas do género dramático dos autores madeirenses.

1 / 6
Conferências do Teatro, Madeira de A a Z

Projeto em colaboração com o Teatro Municipal Dias e a Câmara Municipal do Funchal, visa a divulgação ao grande público do conhecimento produzido durante a elaboração do DEM. As conferências são de carácter multidisciplinar, contemplando várias efemérides mensais. Este evento foi classificado pelo Jornal da Madeira, como o “acontecimento cultural do ano de 2017”, e irá continuar, nos mesmos moldes, no (...)

1 / 6
Dicionário Enciclopédico da Madeira

Integrado no Projeto Aprender Madeira, a realização do Dicionário Enciclopédico propõe-se a atualizar, sintetizar, ampliar, compreender e divulgar, numa perspetiva contemporânea e com rigor científico e sentido pedagógico, o conhecimento que se tem acumulado sobre a Madeira, procurando inscrever-se na esteira daqueles que ao longo dos séculos anteriores muito pesquisaram e escreveram sobre a Madeira.

1 / 6
Figuras Empreendedoras da Madeira

Serão trabalhados temas como o talento individual e a inteligência coletiva, a originalidade e a cooperação. Neste contexto, a investigação justifica-se por se verificar que esta constitui uma estratégia privilegiada no processo de desenvolvimento de pessoas criadoras e de organizações sustentáveis.

1 / 6
Madeira a Conhecer

Edição online e impressa de autores e obras importantes para o conhecimento do património literário da Madeira e para uma visão renovada da literatura portuguesa no seu todo. O objetivo principal é o de disponibilizar bibliografia, dados e fontes primárias para os estudantes, professores e pesquisadores da área, bem como difundir um acervo importante para a literatura e cultura, para a história da leit(...)

1 / 6