Data de publicação: 07/03/2023

Carlos Nogueira Fino publica entrevista com inteligência artificial

Carlos Nogueira Fino, Professor Emérito da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira e responsável pela linha de investigação em inovação pedagógica do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, publicou o e-book "Entrevista com o ChatGPT: o que um chatbot em construção “sabe” de educação, currículo e inovação pedagógica".

Este ebook foi publicado em fevereiro de 2023 e é o resultado de uma longa “conversa” sobre educação, currículo e inovação pedagógica, com uma entidade de inteligência artificial criada pela OpenAI, denominada ChatGPT.

Segundo o autor, o ChatGPT revelou fluência na temática abordada, bem como capacidade de se exprimir num português de qualidade surpreendente. Como tal, Carlos Nogueira Fino crê ter ficado demonstrado como as entidades de inteligência artificial já podem ser ferramentas poderosas de aprendizagem e de reflexão para os seus utilizadores.

O e-book "Entrevista com o ChatGPT: o que um chatbot em construção “sabe” de educação, currículo e inovação pedagógica" está disponível em acesso livre nos formatos PDF e eEPUB.