Data de publicação: 11/04/2024

Conferência: Centrifugal spinning as a viable technology for bipolymeric and inorganic fibers

A utilização da fiação centrifuga para o desenvolvimento de fibras poliméricas e inorgânicas será o tema abordado por Jan Macak, investigador da University of Pardubice e Brno University of Technology (República Checa) na conferência, que terá lugar no próximo dia 15 de abril na Universidade da Madeira.

No decorrer da conferência, organizada pelo Centro de Química da Madeira, no âmbito do programa Erasmus+, será abordada a utilização da fiação centrífuga como uma das poucas técnicas viáveis para o desenvolvimento e síntese de fibras com composições químicas diferentes, incluindo poliméricas, inorgânicas e híbridas. Serão ainda apresentados detalhes sobre a síntese, caraterização de vários tipos de fibras sintéticas e poliméricas para a utilização em áreas como a filtração, cosmética e dermatologia.

Esta conferência irá decorrer presencialmente na Sala 0.57, localizada no piso 0 do Campus da Penteada. A participação requer inscrição prévia, através de formulário online, até ao dia 14 de abril. 

Jan M. Macak é investigador senior e líder de grupo no Centro de Materiais e Nanotecnologias da University of Pardubice, e no Central European Institute of Technology (CEITEC)), em Brno, como líder do grupo de investigação em Nanomateriais Avançados de Baixa Dimensão.  Obteve o seu doutoramento em 2008 na FAU Erlangen-Nuremberg, Alemanha. É detentor de vários prémios e distinções, tendo, inclusive, em 2015, recebido a ERC Starting grant "Chromtisol", dedicada ao desenvolvimento de um novo tipo de células solares.                                                                           
As suas áreas de investigação centram-se na síntese e aplicação de estruturas avançadas de baixa dimensão, como nanotubos, nanopartículas e nanofibras.