Data de publicação: 19/04/2024

Conferência Final do Projeto CultHera – Multiplier Event

A Universidade da Madeira (UMa) em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira (EHTM), realiza a 19 de abril de 2024 a Conferência Final do Projeto CultHera – Multiplier Event, subordinada ao tema “Civic engagement of cultural and historical heritage in urban and sub-urban environment – EU context, perspectives & good practices”.

O evento, que decorre na EHTM, Travessa dos Piornais, 33, integra o CultHera, um projeto europeu financiado pelo programa Erasmus+, que procura melhorar as competências com vista à facilitação do envolvimento cívico no património cultural e histórico em ambientes urbanos e sub-urbanos. Procura-se sensibilizar e melhor compreender os valores e princípios europeus comuns e a visão de um futuro partilhado entre todos. O projeto CultHera foca a importância do património histórico e cultural para cada país e para todo o continente europeu e não só. Este património pode ser um elo de ligação entre todos os europeus, e possibilitar o desenvolvimento do sentido de pertença a uma identidade europeia, apesar das inúmeras idiossincrasias que este mesmo património pode acarretar.

O CultHera reúne 6 parceiros de 6 países (Croácia, Itália, Bulgária, Polónia, Portugal, Roménia), sendo liderado pela Universidade Transilvânia de Brasov (Roménia). Na Universidade da Madeira, integram a equipa do projeto Margarida Pocinho, coordenadora da equipa de Portugal, Soraia Garcês, do Departamento de Psicologia, da Faculdade de Artes e Humanidades e Eduardo Leite e Sofia Sales da Escola de Tecnologias e Gestão.

A abertura da conferência está marcada para as 11 horas, e conta com a presença da Direção da EHTM e da Coordenadora do Projeto CultHera em Portugal e Docente da UMa, Margarida Pocinho. Segue-se a apresentação dos “Resultados do CultHera: preservação do património cultural e histórico em destinos turísticos”, com “Exemplos Práticos e Testemunhos”. Por fim, um workshop sobre a “herança gastronómica da nossa Ilha da Madeira”, com almoço para os participantes confecionado pela EHTM.

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, com direito a certificado. Poderá inscrever-se na EHTM no próprio dia da Conferência.