Data de publicação: 31/10/2022

Conferência: Futebol e Otimização do Rendimento Desportivo

“Futebol e Otimização do Rendimento Desportivo” é o tema da conferência que vai juntar, dia 14 de novembro, na Universidade da Madeira, estudantes, académicos, treinadores e outros profissionais das áreas do desporto e da atividade física.

Após a abertura da conferência, às 09h, no Auditório da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas, Hugo Sarmento, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, irá abordar o tema “Geração de Ouro – O Caminho para o Sucesso do Futebol Português”.  Por sua vez, Leonardo Jardim, Treinador do Shabab Al Ahli, vai incidir a sua intervenção sobre “Empirismo e Ciência no Futebol”; e Krzysztof Przednowek, da Universidade de Rzeszów, vai falar sobre “Tecnologias Computacionais Aplicadas ao Rendimento Desportivo”

Depois segue-se a mesa-redonda “Problemáticas do Futebol, com a participação de Filipe Cândido, Treinador do Clube Desportivo Nacional; Nelson Jardim, Treinador do Marítimo da Madeira - Futebol SAD; e de Paulo Fidalgo, Treinador do Marítimo Madeira Andebol SAD. A moderação estará a cargo de Rui Mâncio, Formador da Federação Portuguesa de Futebol.

Antes da pausa para almoço, Rui Garcia, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, irá abordar a “Ética no Alto Rendimento”.

A seguir ao almoço, o programa da conferência contempla o Simpósio “Marítimo Training Lab”, com a participação de Élvio Rubio Gouveia, Cíntia França e Francisco Martins, da Universidade da Madeira e Instituto de Tecnologias Interativas; de Francisco Santos e Romualdo Caldeira, da Universidade da Madeira; e de Carolina Saldanha e José Paiva, da Universidade de Coimbra.

Ao simpósio seguem-se dois workshops, dedicados à discussão das “Potencialidades da Utilização do GPS no Desporto”, por Alberto Silingardi, da StatSports; e das “Aplicações em Realidade Virtual e Aumentada no Treino Desportivo, por Louis Michael, do Instituto de Tecnologias Interativas.

A participação no evento requer inscrição, até dia 13 de novembro, através do preenchimento do formulário disponível em https://tinyurl.com/yj6xj2zd.

Clique aqui para aceder ao programa | Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens.