Data de publicação: 22/03/2023
Conferência: Globalização, Transculturalidade , Integração: que desafios para a saúde mental e para a educação
No mundo atual existe o maior número de sempre de pessoas deslocadas dos seus países de origem. Existem várias razões para este fenómeno. No entanto, todas elas acarretam mudanças significativas na vida de cada pessoa, as quais requerem a mobilização de um conjunto de estratégias e de recursos, quer pessoais quer coletivos, quer também, sociais e culturais, para a adaptação às novas circunstâncias.
Ao nível da saúde e da saúde mental o impacto destas transições pode ser, muitas vezes antecipado. O planeamento de intervenções/ações para prevenir consequências e desequilíbrios pessoais e coletivos negativos deve ser equacionado quer nos países de origem quer nos países de acolhimento.
Com base nestes pressupostos, o Observatório Regional de Saúde Mental da Madeira vai organizar no próximo dia 12 de abril, das 15h às 17h30, no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira (UMa), a conferência internacional subordinada ao tema “Globalização, Transculturalidade, Integração: que desafios para a saúde mental e para a educação”.
Do painel de oradores Intervenientes constam a Prof.ª Doutora Elsa Fernandes, o Prof.º Doutor Joaquim Pinheiro, Presidente e Docente da Faculdade de Artes e Humanidades da UMa; o Enf.º Dino Fernandes, do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, E.P.E. (SESARAM, E.P.E.); o estudante do 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem da UMa, Carlos Daniel; um aluno em representação da AAUMA e o Médico especialista em Psiquiatria, Dr. º Daniel Neto.
A moderação vai estar a cargo de António Macedo, Jornalista; e de Isabel Fragoeiro, Presidente da Escola Superior de Saúde da UMa e Coordenadora do Observatório Regional de Saúde Mental da Madeira (ORSM-RAM).
Esta conferência tem um caracter transdisciplinar e visa suscitar exploração e partilha de ideias e saberes que permitam: identificar fatores promotores da saúde mental bem como estratégias mobilizáveis para a melhor adaptação e integração; reforçar a sensibilidade transcultural nos setores da saúde e da educação; promover a aceitação das diferenças interpessoais e interculturais e valorizar a importância para a saúde mental individual e das comunidades da comunicação positiva, de vivências gratificantes e de suporte social efetivo, para um desfecho favorável dos processos de transição inerentes à mobilidade, evidenciado através de ganhos para o desenvolvimento pessoal e coletivo.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia obrigatória, através de formulário online.
Recorde-se que, o ORSM-RAM foi criado a 15 de janeiro de 2019 e resulta de uma parceria entre a UMa e o SESARAM, E.P.E., com o objetivo de contribuir para o estudo continuado da evolução ocorrida em matéria de ocorrida em matéria de saúde mental a nível regional, visando a melhor adequação das políticas, estratégias e linhas de atuação definidas para a área.
Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens
Data de publicação: 14/01/2026
Workshop: Métodos de estudo no Ensino SuperiorData de publicação: 14/01/2026
Seminário Saberes e Fazeres DocentesData de publicação: 14/01/2026
XXI Colóquio CIE-UMa & I Congresso Internacional de EducaçãoData de publicação: 12/01/2026
II Seminário Internacional e V Workshop de Cuidados PaliativosData de publicação: 09/01/2026
Universidade da Madeira e Universidade de São José assinam Memorando de EntendimentoData de publicação: 08/01/2026
UMa integra Aliança para a I&D em Ciência e Tecnologias da Saúde e da LongevidadeData de publicação: 08/01/2026
Ação de Formação: Introdução à CibersegurançaData de publicação: 08/01/2026
Data de publicação: 09/04/2025
Bolsa de Alimentação e Bolsa Escolar – 2.º semestre de 2019-2020Data de publicação: 29/01/2020
Vice-Reitora da UMa integra Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino SuperiorData de publicação: 03/01/2024
Open Lectures: "Act of accession to the EU – Romania" and "Rights and conditions for Romania"Data de publicação: 13/05/2022
14th Symposium on Politeness (SymPol 2023)Data de publicação: 03/05/2023
Aula Aberta: Language loss & cultural assimilation in New MexicoData de publicação: 28/11/2024
UMa congratula Jéssica Rodrigues e Alípio Silva pela medalha de Ouro no Campeonato do mundo júnior em patinagem no geloData de publicação: 18/02/2025
Palestra: Nuclear ou renováveis? Falso dilemaData de publicação: 02/05/2024