Data de publicação: 27/12/2019

Nota de pesar - António Fournier

É com enorme pesar que a Universidade da Madeira participa o falecimento do seu antigo docente, Professor Doutor António Fournier.
António Fournier foi Assistente, na Universidade da Madeira, tendo lecionado, entre os anos letivos de 1993-1994 e 1995-1996, as cadeiras de Literatura Portuguesa, Introdução aos Estudos Literários e Literaturas Africanas de Línguas de Expressão Portuguesa. Foi leitor de Língua e Cultura Portuguesa pelo Instituto Camões na Universidade de Pisa; e professor de Língua e Tradução Literária na Scuola Superiore di Traduttori e Interpreti da Universidade de Trieste; na Facoltá di Lettere e Filosofia da Universidade de Milão; e na Universidade de Turim.
Escritor, professor, ensaísta, cronista e crítico literário são qualificativos que traduzem a intensa e multifacetada atividade académica e intelectual do Professor António Fournier, de que resultou a publicação de um número assinalável de livros, artigos e antologias de inquestionável valor, cujo contributo para a cultura portuguesa, em geral, e para a Madeira, em particular, é digno de memória. Dessa laboriosa atividade, merecem destaque especial os seguintes títulos: “Da utopia e do desencanto: para uma leitura de Estórias da Ilha e do Sufoco”. Margem 2. Funchal: Câmara Municipal. 14 (Dez. 2002) e 15 (Maio 2003); “Il cielo sopra le isole. In Nostalgia dei giorni atlantici”, 2005; A «bulimia do Belo»: para uma cartografia literária de Itália na Literatura Portuguesa. Bari – Itália: 2007 (Tese de doutoramento); “A linha direita do equador”. In LEAL, Ernesto, 1913-2005 – Tio, ilha, anonas e estrelas. António Fournier, 1966-, selec., org. e pref. Funchal: Empresa Municipal “Funchal 500 anos”, 2008; Ilha portátil. Vila Nova de Gaia: 7 Dias 6 Noites, 2010; “La Poesía en Madeira”. ACL – Revista Literaria. Santa Cruz de Tenerife y Las Palmas de Gran Canaria: Academia Canaria de la Lengua. 2014; “A ilha de todos os mitos”. Relâmpago: revista de poesia. Lisboa: Fundação Luís Miguel Nava. 2015.
O Professor António Fournier deixa em todos nós um profundo sentimento de perda, que a vívida memória de um colega e amigo excecional, detentor das mais belas virtudes humanas, fará certamente perdurar.
À sua família e amigos a Universidade da Madeira apresenta as mais sentidas condolências e informa que, em breve, comunicará à Academia a data, hora e local de realização do funeral.