Data de publicação: 29/08/2022

Nova fase de candidatura aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) constituem-se como uma oferta educativa de natureza profissional, introduzida no âmbito do ensino superior, não conferente de grau académico, com 2 anos de duração, de nível ISCED 5, cuja conclusão com aproveitamento conduz à atribuição de um diploma de Técnico Superior Profissional. A oferta de formação deste nível tem uma forte inserção regional, materializada no seu processo de criação, na definição dos planos de estudos e na concretização da componente de formação em contexto de trabalho, bem como na interação obrigatória com as empresas e associações empresariais da Região.

A Universidade da Madeira tem, desde 2015, oferecido cursos técnicos superiores profissionais, com o objetivo de alargar e diversificar o espectro da oferta de ensino superior, e assim, aumentar o número de cidadãos com qualificações superiores. Desde a sua implementação, em 2015, cerca de 60% dos estudantes que frequentaram um curso técnico superior profissional estavam empregados ou prosseguiram estudos, nos 6 meses seguintes à conclusão do curso.

Para o próximo ano letivo, a Universidade terá em funcionamento 10 cursos técnicos superiores profissionais, menos 5 cursos do que no ano anterior, por não se terem inscrito o número mínimo de 15 estudantes exigido por lei. A Universidade da Madeira decidiu informar, atempadamente, os candidatos dos cursos que não iriam funcionar, a fim de que esses tivessem oportunidade de concorrer a outro curso que pudesse também ser do seu interesse. Nesse sentido, não funcionarão, no ano letivo 2022/2023, os cursos de Agricultura Biológica, Cozinha e Produção Alimentar, Gestão Energética e Ambiental, Guias da Natureza, e Tecnologias Agroalimentares.

Em setembro, de 1 a 10, encontra-se aberta a 3ª fase de candidaturas para os cursos com vagas sobrantes das fases anteriores, da oferta formativa deste ano letivo: Construção Civil, Contabilidade e Fiscalidade, Informação e Comercialização Turística, Marketing Digital no Turismo, Proteção Civil, Redes e Sistemas Informáticos, Serviço Familiar e Comunitário, Sistemas Eletrónicos e Instalações Elétricas, Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, e Treino Desportivo.

A Universidade da Madeira pretende, pois, continuar com a oferta deste tipo de formação, reconhecendo a importância do aumento do número de profissionais qualificados e da requalificação dos ativos.