Data de publicação: 15/01/2019

Polientrepreneurship Innovation Network - Final Regional

  • 26 de junho | 9:00 | Auditório da Reitoria (Colégio dos Jesuítas) - Final regional do Polientrepreneurship Innovation Network (PIN)

    1. Animação Turística:
    a) Caminho Real em Realidade Aumentada – Exploração do potencial turístico do caminho na Real na Madeira com recurso às novas tecnologias.

    Promotores: Luís Mota, Mara Franco, Frederica Gonçalves e Ricardo Silvano – Equipa mista de professores da Universidade da Madeira e aluno do CTESP em Guias da Natureza da UMa.

    b) Madeira Sports Agency – Beneficiando das condições climatéricas e da tradição futebolística madeirense – terra do melhor jogador do mundo – procuram proporcionar experiências únicas e, eventuais, oportunidades de carreira a jovens jogadores de futebol do mundo. A ideia assenta numa rede de agentes ao nível dos cinco continentes.

    Promotores: João Noite, Ruben Noite, Tiago Santos, Abder Beddiar, Oleg Levski, Joanna Sasiada, Rodrigo Silva, Vincenzo Binnotto – Equipa internacional liderada por João Noite, investigador da UMa.

    c) Madeira`s Gastronomic Experiences – Na base do conceito de chefs de rua, procuram valorizar a culinária típica Madeirense, incentivando o cultivo das tradições e oferecendo serviços gastronómicos de qualidade e inesquecível do ponto de vista da experiência cultural.

    Promotores: Lucília Teixeira e Fernando Santos – alunos do CTESP em Cozinha e Produção alimentar da UMa

    2. Economia Digital:

    d) Tic Toc Ticket – App para gestão do atendimento nos serviços públicos. A solução propõe-se reduzir drasticamente as filas de espera, o tempo perdido e os conflitos nos principais serviços públicos da RAM, como estudo piloto para o resto do país.

    Promotores: Ana Gouveia, Fabiana Gomes, Luís Ribeiro e Marina Alves. – Equipa de alunos do CTESP em Contabilidade e Fiscalidade da UMa.

    e) Football Marketplace – Plataforma tecnológica de financiamento público aos clubes de futebol. O Marketplace é uma solução para os clubes de segunda linha captarem fundos no mercado, dando como garantia os seus melhores jogadores – ativos.

    Promotores: Diogo Sousa, Francisco Freitas, Gonçalo Gomes, Laura Silva, Miguel Milho e Nuno Bazenga. – Equipa de alunos de Empreendedorismo do CTESP em Reabilitação Energética e Conservação de Edifícios da UMa.

    A iniciativa termina por volta das 12h/12:30 com uma pequena demonstração e degustação da gastronomia tradicional Madeirense a cargo da equipa concorrente Madeira`s Gastronomic Experiences.

    Júri:
    Prof. Doutora Elsa Fernandes – Vice-Reitora UMa (Presidente)

    Dr. António Trindade – Presidente e CEO PortoBay Hotels & Resorts representado pela Dra. Fabíola Pereira - Diretora Geral de Marketing PortoBay

    Dr. Carlos Lopes – Presidente Executivo & CEO Startup Madeira

    Prof. Doutor João Prudente – Presidente da Escola Superior de Tecnologias e Gestão UMa

    Dr. Luís Miguel Sousa – Chairman & CEO Grupo Sousa representado pela Dra. Carolina Catanho da Silva administradora e CFO do Grupo Sousa

    Galeria de Imagens



  • 08 maio | 14:30 | Sala 17 (Campus da Penteada) - Oficina - Desenvolvimento do Plano de Negócios

    A Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira convida a comunidade académica a participar em nova oficina da fase Regional do Polientrepreneurship Innovation Network, a realizar no Campus da Penteada, no próximo dia 8 de Maio, pelas 14:30, na sala 17.

    Orador convidado: Dr. Carlos Soares Lopes
    Licenciado em Economia pela Universidade da Madeira (2005) e Mestre em Ciências Empresariais, Área de Especialização em Empreendedorismo e Inovação, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão - Universidade Técnica de Lisboa (2009). Presidente Executivo, na Startup Madeira.

    Tema da intervenção:
    Desenvolver e validar modelos de negócio



  • 10 abril | 14:30 | Sala 16 (Campus da Penteada) - Oficina - Desenvolvimento do Plano de Negócios

    Dando sequência às oficinas do PIN, convidámos o Dr. Nuno Jacinto - Técnico Superior do IDE, IPRAM Departamento de DGIA - para apresentar os programas de apoio ao empreendedorismo e inovação, respetivamente "empreender 2020" e "Inovar 2020", e falar-nos da sua experiência, na análise e acompanhamento das candidaturas.

    A ação realizar-se-á, no Campus da Penteada, sala 16, pelas 14:30.

    O objetivo é ajudar os participantes a encontrarem fontes de financiamento para as suas ideias e projetos.



  • 03 abril | 14:30 | Sala 19 (Campus da Penteada) - Oficina - Desenvolvimento do Plano de Negócios

    Após a apresentação das ideias já submetidas a concurso, iniciamos, amanhã, dia 3 de abril, as oficinas relacionadas com o desenvolvimento do plano de negócios.

    Neste âmbito, convidámos a Dra. Antonieta Almeida para apresentar a sua experiência, especialmente sobre a elaboração de candidaturas a apoios ao investimento, tendo por base planos de negócios devidamente fundamentados.

    A ação realizar-se-á, no Campus da Penteada, sala 19, pelas 14:30.

    O objetivo é dotar os participantes de ferramentas fundamentais ao desenvolvimento de um plano de negócios.

    SOBRE ANTONIETA ALMEIDA

    A formadora é licenciada em Organização e Gestão de Empresas Nível 6 QRQ
    Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) em Lisboa;
    Pós-Graduação em Corporate Finance pelo INDEG ISCTE em Lisboa, Portugal;
    Pós-Graduação em Auditoria e Fiscalidade pelo ISAL na Madeira;
    Curso Gestão Financeira em Roterdão (Unilever);
    Contabilista Certificado pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas.



  • 27 março | 14:30 | Anfiteatro 6 (Campus da Penteada) - Apresentação das Ideias de Negócio

    Na próxima quarta-feira, dia 27 de março, pelas 14:30, no anfiteatro 6, piso 3 do campus da Penteada, decorrerá a apresentação das ideias de negócio das equipas concorrentes ao PIN.

    O objetivo desta sessão é avaliar as ideias a concurso e dar um primeiro Feedback às equipas concorrentes, no sentido de, caso se justifique, procederem às alterações necessárias antes da final a 26 de junho.

    O evento conta com a presença dos membros do júri.

    A duração máxima prevista para a iniciativa é de cerca de duas horas e meia.

    Galeria de Imagens



  • 13 março | 14:30 | Sala 18 (Campus da Penteada) - Oficina de empreendedorismo 3

    No âmbito do Projeto Pin de empreendedorismo, inovação e networking, terá lugar amanhã, dia 13 de março, pelas 14h30, na sala 18 no Campus da Penteada, a terceira Oficina de Empreendedorismo.

    A oficina será liderada pelo Eng.º. David Olim, formado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade da Madeira e fundador, juntamente com o seu colega Baltasar Sousa, da Dobsware, uma startup premiada que faz desenvolvimento de jogos e aplicações móveis. Com mais de 3 anos, a empresa conta no seu percurso com trabalhos para a Confeitaria, Proteção Civil ou iDocPassport.

    OBJETIVO: Casos de sucesso de empreendedorismo académico.



  • 06 março | 14:30 | Sala 18 (Campus da Penteada) - Oficina de empreendedorismo 2

    No âmbito do Projeto Pin de empreendedorismo, inovação e networking, terá lugar no próximo dia 6 de março, pelas 14h30, na sala 18 no Campus da Penteada, a segunda Oficina de Empreendedorismo.

    A oficina será liderada pelo Prof. Doutor Eduardo Leite, coordenador do PIN - Polientrepreneurship Innovation Network.

    OBJETIVO: A importância do empreendedorismo académico e as formas de apresentação das ideias ao júri e a potenciais investidores.



  • 27 fevereiro | 14:30 | Sala 18 (Campus da Penteada) - Palestra "O novo mundo do trabalho: seremos os nossos próprios patrões?"


  • No âmbito da primeira oficina de empreendedorismo do Polientrepreneurship Innovation Network (PIN), terá lugar na quarta-feira, dia 27 de fevereiro, na sala 18, pelas 14h30, a palestra intitulada “O novo mundo do trabalho: seremos os nossos próprios patrões?”.

    A palestra será proferida por João Noite, doutorado em Ciências do Desporto e treinador de futebol há 14 anos, com 3 épocas na Academia Paolo Rossi em Itália.
    Com uma vasta experiência profissional, o orador convidado prepara-se agora para abrir a sua própria empresa.

    A iniciativa está aberta a toda a comunidade académica e demais interessados.




    Caras e caros membros da comunidade académica,

    O Polientrepreneurship innovation network (PIN) chegou à Madeira!

    Se és estudante da UMa aproveita a oportunidade, faz equipa com os teus colegas e/ou professores e candidata-te. Habilita-te a prémios e a uma carreira profissional no universo do empreendedorismo. Todos os alunos da UMa podem candidatar-se, no entanto, as equipas têm de ser constituídas tendo entre os seus elementos alunos de uma das Escolas Politécnicas da UMa (alunos das Escolas Superiores de Saúde e de Tecnologias e Gestão). Assim, os alunos das faculdades, para serem admitidos a concurso, terão de constituir equipa com pelo menos 1 estudante que esteja a frequentar, ou tiver frequentado, as referidas escolas.

    Atreve-te e candidata-te!

    Descrição do Projeto

    O PIN procura estimular o espírito empresarial e de iniciativa através dos fundos de financiamento do Portugal 2020, no âmbito da tipologia: Dinamização de iniciativas de deteção, de estímulo e de apoio ao empreendedorismo, à capacitação de iniciativas empresariais e à concretização de novas empresas.

    Orientações

    Estão previstas diversas ações de divulgação e acompanhamento dos projetos, especialmente tendo em vista a apresentação de ideias e, mais tarde, a elaboração do Plano Sucinto de Negócio, conforme programação abaixo:

    Programação:

    15/fev 10:00 - Apresentação do POLIEMPREENDE (Colégio dos Jesuítas)
    27/fev 14:30 - Oficina de empreendedorismo
    6/mar 14:30 - Oficina de empreendedorismo 2
    13/mar 14:30 - Oficina de empreendedorismo 3
    27/mar 14:30 - Apresentação Pública da ideia de negócio
    3/abr 14:30 - Oficina E2_1: Elaboração do plano de negócios
    10/abr 14:30 - Oficina E2_2: Elaboração do plano de negócios
    8/mai 14:30 - Oficina E2_3: Elaboração do plano de negócios
    30/mai Até às 23:59 - Candidatura ao Concurso Regional (online)
    26/jun Concurso Regional (Colégio dos Jesuítas)
    9 a 13/setembro Concurso Nacional em Tomar- Instituto Politécnico de Tomar.

    Registo e Acesso

    Registo
    Regulamento
    Plano de negócios

    Contacto coordenador PIN: Prof. Doutor Eduardo Leite poliempreende2019@gmail.com

    Nota: A programação poderá sofrer pequenas alterações, atempadamente comunicadas, em função de imprevistos de última hora, ou indisponibilidade dos convidados.