Data de publicação: 07/07/2025

Primeira utilização na Europa de drone de colheita de plantas raras em ravinas

O Grupo de Botânica da Madeira (Faculdade de Ciências da Vida, Universidade da Madeira) organiza ações de colheita, com drone Mamba, de plantas endémicas em escarpas inacessíveis da ilha da Madeira, de 7 a 11 de julho, com a colaboração do Comando Operacional da Madeira e do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza.

Esta ação conta com a participação enquanto especialista do Prof. Ben  Nyberg (National Tropical Botanical Garden, Havai, Estados Unidos da América) e inclui a utilização pela primeira vez na Europa de um sistema de drones que permitem manobrar e efectuar colheitas nas condições topográficas complexas da ilha da Madeira que, aliás se assemelham às das ilhas do Havai.

O sistema de colheita denomina-se Mamba e foi desenvolvido pela empresa Canadiana Outreach Robotics.

Este drone permitiu já a colheita e identificação de espécies desconhecidas em falésias do Havai e espera-se que venha a contribuir decisivamente para o estudo taxonómico e genético de algumas das espécies de plantas endémicas mais raras da Madeira.

Ainda que nesta semana, de 7 a 11 de Julho, apenas se possam amostrar algumas das áreas onde ocorrem populações de plantas inacessíveis, a colaboração que agora se inicia entre as entidades envolvidas permitirá no futuro obter novos e melhores dados acerca da biodiversidade da Região Autónoma da Madeira e assim promover a conservação de um património único a nível global.