Data de publicação: 07/11/2025

Projeto AGEO venceu o Prémio REGIOSTARTS 2025 na categoria “Green Europe” e o prémio “Public Choice Award”

O projeto AGEO (Plataforma Atlântica para a Gestão do Risco Geológico), financiado pelo Programa Interreg Atlantic Area e do qual a Universidade da Madeira é parceira, venceu o Prémio REGIOSTARTS 2025 na categoria “Green Europe” e o prémio “Public Choice Award” (Escolha do Público)!

Organizado anualmente pela DG REGIO da Comissão Europeia, os Prémios REGIOSTARS distinguem projetos financiados pela União Europeia que demonstram impacto e inclusão no desenvolvimento regional. De um total de 266 candidaturas, foram selecionados 25 finalistas, entre os quais o projeto AGEO. Após a apresentação dos projetos finalistas e entrevista com o júri, o projeto AGEO foi selecionado pelo júri como vencedor na categoria “Green Europe” e foi também o mais votado pelo público.

As fotografias da cerimónia de entrega de prémios podem ser consultadas aqui

O AGEO desenvolveu ferramentas e metodologias para melhorar a preparação para riscos geológicos nas regiões atlânticas, promovendo o envolvimento e participação ativa dos cidadãos na mitigação dos riscos e no reforço dos sistemas de gestão de risco.

O projeto foi coordenado pelo Instituto Superior Técnico e envolve 13 parceiros incluindo parceiros de Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido.

Para mais informações sobre o Projeto AGEO, a aplicação móvel (AGEO APP) e a  Plataforma AGEO que inclui mapa de ocorrências, dados das estações e conteúdos educacionais, veja aqui!

Fotografia: © European Union / Camille Charpigny