Data de publicação: 05/03/2020

Simpósio “Agriculture and Food Sustainability: New Climate Change Scenarios"

As alterações climáticas são uma preocupação global, e nos próximos 30 anos irá assistir-se a um aumento da emissão dos gases de estufa e da temperatura, com diminuição da precipitação e o aumento da frequência e a intensidade das condições climáticas extremas. Estas alterações terão um impacto significativo sobre a agricultura, os agro-sistemas, a produtividade das culturas agrícolas e as cadeias de abastecimento. Por isso, há uma clara urgência na implementação de ações imediatas que visem promover a adaptação climática, que devem envolver estratégias locais e globais. As regiões ultraperiféricas, como a Região Autónoma da Madeira, estão particularmente expostas e vulneráveis às ameaças impostas pelas alterações climáticas, em particular no que diz respeito à sustentabilidade e resistência dos seus sistemas de produção de alimentos. Importa, por isso, refletir sobre os desafios que estas alterações impõem as regiões.

Durante os últimos 4 anos, o ISOPlexis - Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar desenvolveu o projeto CASBio, “Avaliação e monitorização da Agrobiodiversidade e da Sustentabilidade dos Agro-sistemas nos novos cenários climáticos”, financiado pelo Programa Operativo Madeira 14-20 da Região Autónoma da Madeira, cuja entidade gestora é o Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR). O CASBio tem como objetivo fazer um levantamento da situação, monitorizar agro-sistemas típicos e culturas indicadoras e desenvolver metodologias de monitorização e mitigação dos impactos das alterações climáticas na agricultura.

Os resultados preliminares do CASBio serão apresentados no Simpósio Agriculture and Food Sustainability: New Climate Change Scenarios, que se realiza nos dias 11 a 13 de outubro de 2021, na Universidade da Madeira, Funchal, Madeira, Portugal. Este é organizado pela Universidade da Madeira, através do ISOPlexis, em associação com a Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Ordem dos Engenheiros, e a ARDITI. Conta igualmente com os contributos de vários parceiros regionais e internacionais, entre outros, da Direcção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA), do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), do CDISA do Jardim da Serra, da Quinta do Mitra, da BioBrito, da Quinta das Vinhas, da Direcção da Administração Pública do Porto Santo (DAPPS), de Manuel de Jesus Nunes e da Águas e Resíduos da Madeira (ARM), da Universidade de La Laguna (ULL), do Instituto de Produtos Naturais e Agrobiologia (IPNA), Canárias, do CE3C da UA (Açores), do CITAB da UTAD, e do InnoTech (Canadá).

No Simpósio serão abordadas as seguintes temáticas: 1) Assessing and modelling the impacts of climate changes in agriculture: current status, advances, and challenges, 2) Biotic and abiotic stresses on agriculture and crops resilience, 3) Water management in agriculture, 4) Climate-smart agriculture, 5) Impacts on food security and diet, 6) Future challenges/Perspectives.

Clique aqui para ver as fotografias da sessão de abertura do Simpósio




A Universidade da Madeira, através do ISOPlexis - Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar, e parceiros, têm o prazer de anunciar: Simpósio híbrido intitulado Agriculture and Food Sustainability: New Climate Change Scenarios (https://www.afss2021.com/) que decorrerá de 11 a 13 de outubro de 2021 no Funchal, Madeira, Portugal.




As alterações climáticas são uma preocupação global e o principal tema a ser discutido no Simpósio. Nos próximos 30 anos, espera-se que o dióxido de carbono e as temperaturas globais aumentem, que a precipitação diminua e, portanto, espera-se que a frequência e a intensidade das condições climáticas extremas tenham um impacto significativo na agricultura, nos agrossistemas, na produtividade das culturas agrícolas, e nas cadeias de abastecimento.




Nesse contexto, foram definidos os seguintes tópicos a serem abordados no Simpósio:









      • Assessing and modeling the impacts of climate changes in agriculture: current status, advances, and challenge













      • Biotic and abiotic stresses on agriculture and crops resilience













      • Water management in agriculture













      • Climate-smart agriculture













      • Impacts on food security and diet













      • Future challenges/Perspectives










The Madeira University through the ISOPlexis - Centre in Sustainable Agriculture and Food Technology, in collaboration with regional partners, are delighted to announce the Symposium in “Agriculture and Food Sustainability: New Climate Change Scenarios” that will take place from 21th to 23rd June 2021, October 11 to 13, 2021 at Funchal, Madeira Island, Portugal.

Save this date in your agenda and subscribe our mailing list to receive updated information about the Symposium!

Página