Data de publicação: 08/01/2024

UMa finaliza projeto europeu na área da digitalização do setor da construção

A Universidade da Madeira (UMa) foi um dos parceiros no ID4EX - Immersive Design for Excellence, um projeto europeu financiado pelo programa Erasmus+ KA220-HED - Cooperation Partnerships in Higher Education com a duração aproximada de dois anos, que teve como objetivo fomentar a digitalização do setor da construção.

Este projeto ID4Ex esteve em linha com as prioridades estratégicas de crescimento Europe 2030 no que concerne ao emprego e educação, assim como com o plano de ação Opening up Education melhorando a educação e o desenvolvimento de competências através de novas tecnologias.

O projeto envolveu parceiros da Polónia, Itália, Portugal, Turquia e Irlanda, incluindo: quatro universidades, duas associações profissionais, uma escola profissional e uma empresa. A coordenação esteve a cargo da Warsaw University of Technology, com a colaboração da Universidade da Madeira, do Centoform SRL, da AEEBC LTD, da Özyeğin Üniversity, da Polish Association of Building Managers, da More SRL e da University of Ferrara. Pela UMa integraram o projeto o Prof. Doutor José Santos e a Prof.ª Doutora Patrícia Escórcio, ambos do Departamento de Engenharia Civil e Geologia, da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia.

Como principal resultado deste projeto resultou um curso de formação gratuito, sobre a aplicação de tecnologias imersivas na reabilitação e valorização do património construído, que estará brevemente disponível no site do projeto. O curso é dirigido principalmente a estudantes e universidades, mas também a arquitetos, engenheiros, especialistas em construção e entidades formadoras.

Durante o projeto, mais de duas dezenas de estudantes dos cursos de Engenharia Civil da UMa tiveram oportunidade de participar neste projeto e receber formação nesta área.