
Data de publicação: 04/05/2023
Universidade da Madeira inicia avaliação da Literacia Ambiental no ensino superior português
Projeto de investigação no valor de 240 mil euros foi aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
O Projeto ‘Avaliação e Promoção da Cultura Ambiental no Ensino Superior’ foi selecionado para financiamento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e irá receber, ao longo dos próximos 3 anos, 240 mil euros para caracterizar e compreender a literacia ambiental dos estudantes do ensino superior em Portugal. São parceiros da Universidade da Madeira neste projeto de investigação a Universidade Aberta, a Universidade dos Açores, a Universidades do Algarve, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior, a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Leiria, sendo junto dos estudantes destas mesmas instituições que o Projeto procurará compreender os processos de promoção da literacia ambiental.
O Projeto conta com uma equipa multidisciplinar, nomeadamente das áreas de educação, biologia, ambiente, engenharia, sustentabilidade, filosofia e psicologia, distribuída pelas 8 Instituições do Ensino Superior participantes, num total de 12 investigadores. Esta equipa é liderada por Hélder Spínola, Professor Adjunto Convidado da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira, e conta também com outros investigadores do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, nomeadamente Jesus Maria Sousa, Liliana Rodrigues e Sílvia Mateus Carreira. Para além de conhecer os níveis de literacia ambiental com que os estudantes chegam ao ensino superior e como evoluem até à conclusão das licenciaturas, esta equipa reunirá inúmeras variáveis relativas aos próprios estudantes, ao corpo docente, aos curricula dos cursos, às atividades desenvolvidas e aos cuidados ambientais já implementados nos campi, para, assim, identificar quais as que mais influenciam o sucesso da educação ambiental.
Como resultado final deste projeto de investigação, passará a estar disponível pela primeira vez em Portugal o perfil do estudante à chegada ao ensino superior, no que diz respeito aos níveis de literacia ambiental (conhecimentos, atitudes e comportamentos relativos ao ambiente) e conhecer-se-á a influência e a evolução que decorre a partir daí. Igualmente importante serão as respostas que o estudo procurará obter sobre as abordagens a adotar para melhor promover a literacia ambiental dos estudantes e desenvolver uma cultura ambiental no ensino superior português.
Data de publicação: 09/05/2025
Aulas Abertas: Political Language and How to Analyze It/ IA and Conspiracy Theories / Some Observations on Specifics of NumeralsData de publicação: 09/05/2025
Dinâmica de grupo sobre a técnica da higiene das mãos - Dia Mundial da Higiene das MãosData de publicação: 07/05/2025
Conferência: Imagem: Ilusão e MedoData de publicação: 07/05/2025
Aula Aberta: Épica Moderna na independência de Cabo Verde (1975-2025)Data de publicação: 06/05/2025
Concurso Especial Alunos do Ensino Profissional e Artístico 2025/2026Data de publicação: 06/05/2025
Aula Aberta: Linguistic devices in the language of advertisingData de publicação: 06/05/2025
Curso Breve de Português Língua Não Materna (online) - Dia Mundial da Língua PortuguesaData de publicação: 05/05/2025
Data de publicação: 22/04/2020
Cerimónia de Tomada de Posse do Reitor da Universidade da MadeiraData de publicação: 12/04/2021
Cerimónia de Tomada de Posse do Reitor da Universidade da Madeira - Dia da UniversidadeData de publicação: 02/05/2025
Workshops: Loss, Grief, BibliotherapyData de publicação: 09/05/2025
XII Congress European Society on Family Relations - Families Across Space and TimeData de publicação: 24/01/2024
Projeto coordenado pela UMa recebe financiamento no valor de um milhão de eurosData de publicação: 04/03/2024
Licenciaturas 2022/ 2023 - Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior - 3ª FaseData de publicação: 19/07/2022
PSE Meeting 2025Data de publicação: 03/02/2025