
Data de publicação: 16/07/2025
V Encontro Nacional de Voluntariado do Ensino Superior
A Universidade da Madeira, através da Comissão Coordenadora de Voluntariado e em parceria com as suas congéneres da Rede de Voluntariado do Ensino Superior (R-VES), vai promover, entre os dias 4 e 6 dezembro de 2025, o V Encontro Nacional de Voluntariado do Ensino Superior 2025, subordinado ao tema “Voluntariado e responsabilidade social das organizações: contributos para e da sociedade”
O encontro realiza-se na semana que se comemora o Dia Internacional do Voluntariado e tem como principal objetivo partilhar os trabalhos e as boas práticas desenvolvidos pelas instituições de ensino superior e das organizações locais. Pretende, igualmente, reconhecer e premiar os voluntários e instituições de voluntariado que têm contribuído para o desenvolvimento comunitário e para a promoção da responsabilidade social.
Além disso, o evento constituirá um espaço privilegiado para debater medidas de valorização do voluntariado no ensino superior e no contexto comunitário, assim como refletir sobre as questões éticas e deontológicas do voluntariado e a responsabilidade social das organizações para o desenvolvimento social.
O encontro está estruturado de forma a promover a participação alargada de instituições e membros ligados à formação, investigação e aos programas de voluntariado local, incluindo os estudantes das instituições do ensino superior, os dirigentes e técnicos da administração pública e privada com responsabilidades na área do voluntariado e serviço comunitário.
O programa inclui duas conferências “O valor humano e emocional da missão do e para o voluntário: a responsabilidade social das organizações”, por Pedro Amaral Frazão (Vice-Presidente da Associação GRACE); e “Dilemas éticos na gestão da atividade do voluntariado social”, por Rui Garcia (Professor Catedrático da Universidade do Porto). Estão também previstos também três workshops: “Valorização do voluntariado na formação curricular do ensino superior”, “Investigação e voluntariado no Ensino Superior” e “Voluntariado Local e sustentabilidade social”. Contempla igualmente a apresentação do Guia para o Voluntariado nas Instituições do Ensino Superior e a atribuição de prémios aos voluntários e às instituições de voluntariado que têm contribuído para o desenvolvimento comunitário e a responsabilidade social.
A participação no encontro é gratuita, mas requer inscrição prévia até 28 de novembro, através do formulário disponível https://tinyurl.com/4zzrb39x. Os interessados em participar com uma comunicação oral poderão submeter propostas até ao dia 24 de outubro de 2025, enquadradas em um dos seguintes eixos temáticos Ação de Voluntariado, Investigação e disseminação em Voluntariado, e Formação em Voluntariado: https://tinyurl.com/3cbrhyn6
A Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES) (surgiu em 2019, por ocasião do I Simpósio Internacional de Voluntariado no Ensino Superior, é composta por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) e tem como missão capacitar, articular e potenciar a atividade para a investigação e valorização do voluntariado, numa abordagem multidisciplinar, que contribua para promoção de uma cultura e de uma prática de voluntariado, em todas as suas vertentes, potenciando o seu desenvolvimento nacional e internacional.
Clique aqui para aceder ao Programa geral provisório
Data de publicação: 16/07/2025
1º Webinar Impacto da utilização excessiva de dispositivos eletrónicos na saúde física e mental - Espaço Saúde +Data de publicação: 09/07/2025
Dia Mundial das Alergias - Espaço Saúde +Data de publicação: 08/07/2025
Revista Commentarium: Journal of Humanities StudiesData de publicação: 08/07/2025
Primeira utilização na Europa de drone de colheita de plantas raras em ravinasData de publicação: 07/07/2025
Docentes da UMa lançam livro sobre revisão e representação do conhecimento em IAData de publicação: 04/07/2025
Dicas para a Gestão do Tempo e para e Redução dos Níveis de Stress - Espaço Saúde +Data de publicação: 04/07/2025
BIP - Blended Intensive Programme: Re_connected by WaterData de publicação: 03/07/2025
Data de publicação: 05/04/2024
Docentes e estudantes da UMa participam na 2.ª edição do prémio literário "Le choix Goncourt du Portugal 2024"Data de publicação: 14/05/2024
Dicas para a Gestão do Tempo e para e Redução dos Níveis de Stress - Espaço Saúde +Data de publicação: 04/07/2025
Concurso para o Estudante Internacional 2023/2024 - CTeSP - Fase AbrilData de publicação: 03/04/2023
Concurso para o Estudante Internacional 2024/2025 - LicenciaturasData de publicação: 11/03/2024
Sessão de informação Bolsas e oportunidades Programa Fulbright 2025/2026Data de publicação: 08/01/2025
Conferência Internacional: Periferias em Tempos de CriseData de publicação: 02/05/2024
Seminário Internacional: Variação Linguística, Identidades, MobilidadesData de publicação: 02/05/2022