Data de publicação: 03/10/2022
XVIII Colóquio CIE-UMa
O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) vai organizar nos próximos dias 12 e 13 de dezembro o seu XVIII Colóquio, este ano subordinado ao tema “Lições da Pandemia”.
Em março de 2020, a generalidade das escolas viu-se perante o dilema de ter de fechar as portas e de, ao mesmo tempo, continuar a funcionar, mantendo-se os alunos e os professores confinados às suas casas. Esse dilema condicionou profundamente os anos letivos de 2019-2020 e 2020-2021.
Apesar de a ideia de ensino à distância não ser nova, a necessidade da sua generalização repentina, à escala dos sistemas educativos, apanhou todos de surpresa, de pouco valendo as experiências acumuladas ao longo de décadas, envolvendo meios como os correios, a rádio, a televisão e, mais recentemente, as plataformas digitais e os dispositivos móveis.
Igualmente pouca utilidade foi encontrada no enorme acervo de textos académicos, incluindo os que estavam publicados nas revistas científicas de maior fator de impacto, sobre os vários heterónimos da educação à distância, para ajudar os professores no seu novo papel de estar presente apenas virtualmente. E, boa parte das vezes, falhos das competências e dos meios técnicos indispensáveis.
Valeram-nos as aplicações de suporte de videoconferências online e, mesmo assim, de maneira desigual: além da questão das competências, os acessos à rede, quer por parte dos alunos, quer por parte dos professores, não era a mesma, incluindo a falta absoluta de sinal nalgumas residências e, em muitos casos, impossibilidade de as famílias custearem o preço dos equipamentos indispensáveis.
Para não falarmos da nova organização do trabalho docente, em que os professores se viram forçados a misturar as suas vidas profissionais com as suas vidas privadas, uma vez que foram obrigados a trabalhar nas próprias casas, onde estavam confinados com as suas famílias. Ou seja, houve lares em que cada um dos progenitores exercia a sua atividade profissional à distância e os seus filhos assistiam a aulas online ou requeriam simplesmente atenção, em espaços muitas vezes exíguos. Houve professores empurrados para situações de burnout. E acresce, a tudo isso, o facto de o estado ter descarregado para cima das famílias a responsabilidade pela maior parte dos custos de funcionamento da “nova” escola online.
Apesar de a escola habitual, isto é, a nossa velha conhecida escola fabril, ter regressado, está por fazer o ponto da situação pós-pandemia: o que é que todos aprendemos com o pesadelo que tivemos de enfrentar?
É neste sentido que, de olhos postos no campo científico educacional atual, que o CIE-UMa convida os investigadores e educadores a contribuir com os seus trabalhos e reflexões sobre a temática, devendo os interessados submeter os respetivos resumos até ao dia 18 de novembro de 2022.
As inscrições para o XVIII Colóquio CIE-UMa já estão abertas e podem ser efetuadas online através do formulário disponível na página http://cie.uma.pt/coloquio
Clique aqui para consultar o programa | Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens
Data de publicação: 04/12/2025
Conferência: Fifty years of Finnish Twin studies – a personal perspectiveData de publicação: 03/12/2025
Formação em Redação Científica e Publicação Académica no âmbito do projeto europeu isUP-AgrOData de publicação: 03/12/2025
Ciclo de Conferências “Comparativamente”: La UNESCO y los futuros de la educacion superior hasta 2050Data de publicação: 02/12/2025
Dia Mundial de Luta contra a sida - Espaço Saúde +Data de publicação: 01/12/2025
ELEVATE 2025 - mobilidade sustentável em ilhasData de publicação: 27/11/2025
CQM reforça cooperação científica com a China com missão institucional de alto nívelData de publicação: 25/11/2025
Conferência: Caminhos Globais: Histórias Portuguesas na Era da GlobalizaçãoData de publicação: 24/11/2025
Data de publicação: 24/09/2024
Renovação de inscrição 2024/2025Data de publicação: 07/08/2024
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2024Data de publicação: 26/06/2024
Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos 2025/2026Data de publicação: 07/03/2025
UMa e MEDICBITE SCIENTIFIC, LDA estabelecem parceria estratégicaData de publicação: 18/11/2025
9º Encontro anual do Centro de Química da MadeiraData de publicação: 20/07/2022
Workshop e Escola de Inverno da Proof Society 2021Data de publicação: 25/11/2021
Candidaturas aos CTeSP 2025/2026Data de publicação: 18/07/2025