Arquivo

INFORMAÇÕES GERAIS

Telefone:

(+351) 291 209 400

Horário de Expediente:

2ª a 6ª feira
09h00 às 12h30 - 14h00 às 17h30

Morada:

Campus Universitário da Penteada
9020-105 Funchal - Portugal

O Arquivo da UMa exerce as suas competências no domínio do tratamento da documentação administrativa produzida, recebida, e acumulada ao longo do tempo pelos diferentes órgãos e serviços e que irá constituir espólio documental arquivístico e histórico da Universidade da Madeira.

Na universidade durante muitos anos a documentação foi arquivada pelos serviços/unidades orgânicas produtoras, não havendo uma unidade dedicada exclusivamente ao tratamento arquivístico nem com preocupações para a criação de instrumentos de gestão e avaliação documental. Essa preocupação surge em 2014 com a criação do Arquivo. Na UMa por questões de dimensão da própria instituição, de organização e de recursos, atualmente, referimo-nos apenas ao Arquivo sem fazer qualquer distinção entre intermédio/geral ou histórico .

Também desde fins de 2014 que a Universidade da Madeira, através do Arquivo integra o projeto liderado pela Torre do Tombo cujo objetivo é criar os instrumentos de avaliação e gestão de documentos comuns ao ensino superior e que se irão materializar na portaria de gestão de documentos (PGD) e no relatório de documentação acumulada (RADA).

O Arquivo da UMa foi criado em 2014 com a reestruturação dos serviços publicada, em Diário da República, 2.ª série — N.º 218 — 11 de novembro de 2014, ratificado no Diário da República, 2.ª série — N.º 225 — 20 de novembro de 2014. O artigo 12º A do referido regulamento enumera as diferentes competências do Arquivo, bem como o seu domínio de atuação.

Horário de Expediente:

2ª a 6ª feira
09h00 às 12h30 - 14h00 às 17h30

Email:

unidade.arquivo@mail.uma.pt

Telefone:

(+351) 291 209 400

Morada:

Campus Universitário da Penteada
9020-105 Funchal - Portugal