"Desde 2016 sou Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve. Desde 2018 exerço também funções de Diretor do Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve. (...)

Clévio Nóbrega - Licenciado em Biologia em 2000-2001

Licenciado em Biologia em 2000-2001

1. Qual o seu percurso profissional após conclusão do curso?

Após a conclusão do curso, realizei um estágio profissional na Universidade da Madeira durante 6 meses.
Em seguida ingressei num doutoramento, num projeto de investigação colaborativo entre a Universidade de Barcelona (Espanha) e a Universidade da Madeira, onde obtive o grau em 2007. Nesse mesmo ano iniciei o meu pós-doutoramento no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.
Desde 2016 sou Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve. Desde 2018 exerço também funções de Diretor do Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve.

2. Que aspectos da sua formação académica foram relevantes para o exercício da sua profissão?

A formação académica em Biologia permitiu-me ter uma visão ampla de diferentes aspetos da vida, focando desde temas mais moleculares e celulares até a uma escala macroscópica analisando e compreendo organismos mais complexos. Esta amplitude da formação permitiu-se obter ferramentas e conhecimentos que foram importantes durante o meu percurso científico.

3. A quem recomendaria o seu curso?

Recomendo o curso a todos que têm interesse nas áreas das ciências da vida e da biomedicina.

4. Porquê a Universidade da Madeira?

Porque na altura estava em franca expansão, com um corpo docente jovem e motivado, mas também contava ainda com a colaboração de importantes professores e cientistas da Universidade de Coimbra.

A componente multidisciplinar da licenciatura em Biologia (pré-bolonha) permitiu-me adquirir conhecimentos diversificados e complementares entre si, constituindo no seu todo a base para o meu desenvolvimento profissional

Nuno Lopes

Graduado em 2005-2006

O quadro de professores é composto por profissionais que para além da docência dedicam grande parte do tempo às suas áreas de interesse no âmbito da biologia, e participam em projetos de investigação de relevância e de grande interesse do ponto de vista cientifico.

Ana Sousa

Graduada em 2015 - 2016

Fiz um Estágio profissional na Estação de Biologia Marinha do Funchal e em 2004 passei a trabalhar na Frente MarFunchal, E.M. Como bióloga responsável pela Bandeira Azul e Educação Ambiental.

Sara Ferreira

Graduada em 2002 - 2003

Desde 2016 sou Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve. Desde 2018 exerço também funções de Diretor do Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve.

Clévio Nóbrega

Graduado em 2000-2001

A formação académica em Biologia, aborda temas fundamentais para que um futuro biólogo esteja apto a analisar o meio ambiente, de modo a poder utilizá-lo da melhor forma possível, sempre de maneira produtiva e ética.

Rubina Leça Andrade

Graduada em 2000-2001

tem um excelente campo para trabalhar, estando próxima do mar e da serra, o que que permite realizar actividades em quase todas as áreas. Sendo uma ilha tem uma componente endémica forte na formação, o que é bom para aprofundar conhecimentos em certas áreas como a botânica, entomologia

Ricardo José Sousa

Graduado em 2010-2011