"Neste momento, sou responsável técnico pela subscrição do alvará da empresa FARIA & MENDES - Construções e Obras Públicas, Lda, onde desempenho funções relacionadas com a área de engenharia civil, nomeadamente; elaboração de projetos de especialidades, orçamentação, planeamento (...)

João Zacarias Neves - Licenciado em Engenharia Civil em 2010-2011

Licenciado em Engenharia Civil em 2010-2011

1. Qual o seu percurso profissional após conclusão do curso?

Ainda no decorrer do último ano do 2º Ciclo de Engenharia Civil na UMa, realizei um estágio profissional (9 meses) no Departamento de Planeamento Estratégico, da Câmara Municipal do Funchal, sob a orientação do Engº. Jorge Afonso Freitas; desempenhado funções ao nível da elaboração de desenhos urbanísticos para integração em planos municipais de ordenamento municipal do território (PUS e PPS).
Concluído o 2º Ciclo de Engenharia, ingressei na empresa RPereira Estudos e Projetos de Engenharia, Lda, com funções de engenheiro civil adjunto de fiscalização, técnico responsável pelas atividades de fiscalização em obra, na execução da empreitada de “Ampliação e Remodelação da Estalagem Átrio”, onde vim a realizar o estágio formal de admissão a membro efetivo na Ordem dos Engenheiros, na especialidade de Engenharia Civil, sob a orientação Engº. Sérgio António Neves Lousada e co-orientação do Engº. Rui Manuel Freitas Pereira, obtendo decisão favorável. Participei a tempo parcial na equipa de fiscalização na empreitada de “Ampliação das instalações Eutelsat Caniçal – Site 2”, e como responsável técnico adjunto de direção de obra, nas empreitadas de “Contenção de Taludes no Arco da Calheta” e “Recuperação do Porto de Recreio de Machico”.
Neste momento, sou responsável técnico pela subscrição do alvará da empresa FARIA & MENDES - Construções e Obras Públicas, Lda, onde desempenho funções relacionadas com a área de engenharia civil, nomeadamente; elaboração de projetos de especialidades, orçamentação, planeamento, organização e gestão de obras.

2. Que aspectos da sua formação académica foram relevantes para o exercício da sua profissão?

Os conhecimentos teóricos, articulados aos desenvolvimentos práticos e experimentais transmitidos ao longo do curso pelo corpo docente da UMa, têm-se revelado muito importantes na aplicação de soluções técnicas, no desempenho da minha carreira profissional.

3. A quem recomendaria o seu curso?

Recomendo o curso, a todos os alunos do ensino secundário a frequentar o curso de ciências e tecnologias, que demonstrem interesse e curiosidade na área da engenharia civil.
Embora nos últimos anos se tenha registado um decréscimo de entrada de alunos neste curso, considero que a engenharia civil é vital para o progresso e melhoramento da sociedade, uma vez que suporta de forma vincada a atividade económica projetando e construindo o futuro. E quanto às saídas profissionais é uma profissão capaz de intervir em múltiplas especialidades do ramo, quer ao nível de intervenção pública como no domínio privado.

4. Porquê a Universidade da Madeira?

Tendo sido a minha primeira opção no momento da candidatura ao ensino superior, acabei por entrar no curso aqui na Universidade da Madeira, essa escolha resultou também pela opção da proximidade familiar, no entanto, admitido que ponderei no final do primeiro ano transferir-me de universidade, dada a instabilidade que se verificava na organização do curso.
Porém, após a profunda reestruturação ao nível da organização do curso, com mudanças evidentes no plano curricular, e no corpo docente, acabei por ficar e terminar o curso na UMa, estou satisfeito com a decisão.

Neste momento, sou responsável técnico pela subscrição do alvará da empresa FARIA & MENDES - Construções e Obras Públicas, Lda, onde desempenho funções relacionadas com a área de engenharia civil, nomeadamente; elaboração de projetos de especialidades, orçamentação, planeamento

João Zacarias Neves

Graduado em 2010-2011

Depois de concluído o curso realizei entre 26/10/2015 até 26/04/2016 um Estágio formal (6 meses) para admissão a membro efectivo na Ordem dos Engenheiros na especialidade de Engenharia Civil, com deliberação favorável no final.

Rafael Camacho

Graduado em 2012/2013