"Depois de concluir o curso continuamos a trabalhar para implementar a parte prática de um projeto cuja ideia nasceu no âmbito da última disciplina teórica do mestrado: a app móvel WALKME | LEVADAS DA MADEIRA... (...)

Lígia Gonçalves - Mestre em Engenharia Informática em 2013

Mestre em Engenharia Informática em 2013

1. Qual o seu percurso profissional após conclusão do curso?

Depois de concluir o curso continuamos a trabalhar para implementar a parte prática de um projeto cuja ideia nasceu no âmbito da última disciplina teórica do mestrado: a app móvel WALKME | LEVADAS DA MADEIRA. Eu, o Marco e o Pedro fazíamos parte da mesma equipa e passamos o verão a desenvolver o produto. Entretanto, como estávamos numa sala oferecida pela StartUp Madeira, foi uma mais valia para estar em contacto com o mundo empresarial. Fomos criando uma rede de contactos e, ao mesmo tempo, experimentamos várias áreas e soluções dentro das aplicações móveis (notícias, turismo, etc.). Em apenas alguns meses já estávamos a desenvolver aplicações móveis para clientes regionais e internacionais, pelo que decidimos criar a empresa, na qual hoje somos sócios, fundadores e trabalhadores.
Desde 2012/2013 (ano de conclusão do curso) até hoje, a equipa já duplicou e estamos focados no desenvolvimento de jogos para telemóveis, onde já alcançamos mais de 25 milhões de utilizadores em todo o mundo.

2. Que aspectos da sua formação académica foram relevantes para o exercício da sua profissão?

A formação académica é sempre relevante, sobretudo para adquirir as ferramentas necessárias para o auto desenvolvimento no mundo do trabalho. Por exemplo, nenhum de nós tinha tido contacto com o desenvolvimento de aplicações móveis mas, ao longo do curso, adquirimos as bases da programação e desenvolvimento de software, que serviram como ponto de partida para o desenvolvimento específico de software para telemóveis.

3. A quem recomendaria o seu curso?

A qualquer pessoa que pretenda formação na área da engenharia informática. Na verdade, o curso fornece as bases e o empenho do aluno como estudante e como pessoa, complementam e determinam a evolução e o sucesso ao longo do tempo.
Hoje, temos orgulho em afirmar que o talento da nossa empresa é 100% regional e exportamos 95% do que produzimos: literalmente, trabalhamos da Madeira para o Mundo.

4. Porquê a Universidade da Madeira?

Acho que é uma questão pessoal e muito subjetiva. Apesar de gostar de viajar, conhecer novos lugares, acredito que a Madeira é aquele "cantinho do céu", onde podemos ter uma excelente qualidade de vida: o bom tempo, o convívio, a praia, os arraiais e os nossos familiares e amigos, fazem deste o sítio perfeito para viver. Posto isto, foi uma escolha fácil: o curso existia cá, a internet e tecnologias da informação dão acesso a toda a informação que necessitamos, por isso achei que fazia sentido estudar cá. Estava tão decidida que foi mesmo a minha única opção na candidatura e não me arrependo ;)

Trabalho numa empresa da Áustria - Connecting Software (o ano passado esta empresa criou uma sede na Ilha da Madeira) onde lá testo e desenvolvo software.

Tatiana Vieira

Graduada em 2017

Depois de concluir o curso continuamos a trabalhar para implementar a parte prática de um projeto cuja ideia nasceu no âmbito da última disciplina teórica do mestrado: a app móvel WALKME | LEVADAS DA MADEIRA...

Lígia Gonçalves

Graduada em 2013