"A componente multidisciplinar da licenciatura em Biologia (pré-bolonha) permitiu-me adquirir conhecimentos diversificados e complementares entre si, constituindo no seu todo a base para o meu desenvolvimento profissional (...)

Nuno Lopes - Licenciado em Biologia em 2005-2006

Licenciado em Biologia em 2005-2006

1. Qual o seu percurso profissional após conclusão do curso?

A componente multidisciplinar da licenciatura em Biologia (pré-bolonha) permitiu-me adquirir conhecimentos diversificados e complementares entre si, constituindo no seu todo a base para o meu desenvolvimento profissional. O estimulo ao trabalho autónomo durante o curso, facilitaram a minha integração no mercado de trabalho, pois no fim da licenciatura tive a oportunidade de desempenhar funções como bolseiro de investigação cientifica no ISOPLEXIS - Banco de Germoplasma, aprofundando assim, competências na área da biotecnologia. Em 2009 abracei um projecto de um laboratório nacional para a Região Autónoma da Madeira na área da saúde pública, mais concretamente, na colheita, análise de águas, alimentos e ambiente onde coordeno os serviços que o laboratório presta na Região.

2. Que aspectos da sua formação académica foram relevantes para o exercício da sua profissão?

O curso é capaz de focar as várias áreas do conhecimento científico permitindo assim que o aluno ao longo do seu processo de formação verifique qual a área que lhe desperta mais interesse. Para além disso, o curso é administrado por docentes com elevado conhecimento e capacidade de intercâmbio de experiências  com outras universidades ou instituições de interesse científico o que permite que os alunos adquiram conhecimentos de outras realidades.

3. A quem recomendaria o seu curso?

Sim recomendaria o curso pois a diversidade de conhecimentos que se adquirem ao longo do curso deixam-nos preparados para que no vasto mundo da Biologia possamos iniciar funções com a competência que nos é exigida.

4. Porquê a Universidade da Madeira?

Quanto à opção pela UMA, confesso que na altura foi por uma questão de facilidade na integração uma vez que já tinha um irmão cá e pela aventura da descoberta, mas hoje em dia, considero que o curso de Biologia na UMa acaba por ser uma mais valia para os seus formandos. Exatamente por estarmos numa ilha temos a possibilidade de observar in loco, várias experiências da Natureza.

Desde 2016 sou Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve. Desde 2018 exerço também funções de Diretor do Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve.

Clévio Nóbrega

Graduado em 2000-2001

Fiz um Estágio profissional na Estação de Biologia Marinha do Funchal e em 2004 passei a trabalhar na Frente MarFunchal, E.M. Como bióloga responsável pela Bandeira Azul e Educação Ambiental.

Sara Ferreira

Graduada em 2002 - 2003

A componente multidisciplinar da licenciatura em Biologia (pré-bolonha) permitiu-me adquirir conhecimentos diversificados e complementares entre si, constituindo no seu todo a base para o meu desenvolvimento profissional

Nuno Lopes

Graduado em 2005-2006

O quadro de professores é composto por profissionais que para além da docência dedicam grande parte do tempo às suas áreas de interesse no âmbito da biologia, e participam em projetos de investigação de relevância e de grande interesse do ponto de vista cientifico.

Ana Sousa

Graduada em 2015 - 2016

tem um excelente campo para trabalhar, estando próxima do mar e da serra, o que que permite realizar actividades em quase todas as áreas. Sendo uma ilha tem uma componente endémica forte na formação, o que é bom para aprofundar conhecimentos em certas áreas como a botânica, entomologia

Ricardo José Sousa

Graduado em 2010-2011

A formação académica em Biologia, aborda temas fundamentais para que um futuro biólogo esteja apto a analisar o meio ambiente, de modo a poder utilizá-lo da melhor forma possível, sempre de maneira produtiva e ética.

Rubina Leça Andrade

Graduada em 2000-2001