"Uma das exigências para a conclusão do 3º ciclo em Física na UMa é a publicação de artigos nas melhores revistas internacionais com arbitragem científica. Esta exigência garante que os alunos que concluem o curso têm a capacidade não só de produzir trabalho científico original relevante, mas também de o comunicar eficazmente e com clareza (...)

Pedro Almeida - Doutorado em Física em 2011

Doutorado em Física em 2011

1. Qual o seu percurso profissional após conclusão do curso?

Professor Auxiliar no Departamento de Física da UMa.

2. Que aspectos da sua formação académica foram relevantes para o exercício da sua profissão?

Uma das exigências para a conclusão do 3º ciclo em Física na UMa é a publicação de artigos nas melhores revistas internacionais com arbitragem científica. Esta exigência garante que os alunos que concluem o curso têm a capacidade não só de produzir trabalho científico original relevante, mas também de o comunicar eficazmente e com clareza. Estes dois aspectos são absolutamente cruciais para o desempenho das funções de docência universitária.

3. A quem recomendaria o seu curso?

A todas as pessoas com interesse na Física e que pretendam dotar-se das competências necessárias para desempenhar a profissão de físico ao mais alto nível, quer seja na indústria de alta tecnologia, na academia, ou mesmo nas ciências financeiras.

4. Porquê a Universidade da Madeira?

O Departamento de Física da Universidade da Madeira tem sido reconhecido internacionalmente nas últimas duas décadas como líder na sua área principal de investigação, que é a interacção entre plasmas e eléctrodos. O nível científico é, portanto, extremamente elevado. Esse estatuto de liderança tem-se reflectido ao longo dos anos em numerosas parcerias com a indústria de alta tecnologia. Actualmente, a Universidade da Madeira, através do seu Departamento de Física, é parceira estratégica da Siemens Corporate Research; o Departamento de Física presta serviços de I&D a esta empresa desde 2009. Esta parceria oferece aos alunos do 3º ciclo a possibilidade de fazerem um trabalho de doutoramento com relevância do ponto de vista das aplicações industriais e tem potencial para reflectir-se na empregabilidade após a conclusão do curso.

Uma das exigências para a conclusão do 3º ciclo em Física na UMa é a publicação de artigos nas melhores revistas internacionais com arbitragem científica. Esta exigência garante que os alunos que concluem o curso têm a capacidade não só de produzir trabalho científico original relevante, mas também de o comunicar eficazmente e com clareza

Pedro Almeida

Graduado em 2011