"A Universidade da Madeira oferece uma vasta oferta formativa (...) isto permite também uma elevada partilha e interação entre os alunos dos vários cursos, fomentando a amizade e as relações sociais que são essenciais para uma boa integração na vida académica. (...)

Rafaela Barros - Licenciada em Enfermagem em 2016

Licenciada em Enfermagem em 2016

1. Qual o seu percurso profissional após conclusão do curso?

Após terminar a minha Licenciatura em Enfermagem em julho de 2016, exerci funções como Enfermeira de Cuidados Gerais no Lar da Bela Vista, em regime de Estágio Profissional, durante 6 meses (de novembro de 2016 a maio de 2017). De seguida, iniciei funções no Centro de Saúde Dr. Francisco Rodrigues Jardim (Porto Santo) em maio de 2017, em regime de contrato individual de trabalho, tendo cessado o contrato em fevereiro de 2018. De momento, exerço a minha profissão no Centro de Saúde de São Roque em regime de contrato individual de trabalho e ainda no Centro Médico do Lido, em regime de part-time.

2. Que aspectos da sua formação académica foram relevantes para o exercício da sua profissão?

Todas as experiências proporcionadas pela minha formação académica foram importantes para o exercício da minha profissão, realçando as excelentes relações estabelecidas com o corpo docente da Escola Superior de Enfermagem da Universidade da Madeira e a realização dos estágios curriculares em contexto real da prática, nas diferentes áreas de intervenção do Enfermeiro.

3. A quem recomendaria o seu curso?

Recomendaria o meu curso a todas as pessoas que estivessem verdadeiramente interessadas na arte do cuidar e à procura de um ambiente acolhedor e favorável às novas aprendizagens que é proporcionado por toda a comunidade académica.

4. Porquê a Universidade da Madeira?

A Universidade da Madeira proporciona aos estudantes todas as condições favoráveis à aprendizagem, desde os espaços físicos (salas de estudo, biblioteca, bar, refeitório, laboratórios, papelaria, entre outros) até aos recursos humanos (corpo docente e não docente).

Para além disto, a UMa demonstra uma preocupação social com os alunos mais carenciados, colmatando algumas das suas necessidades através da atribuição de bolsa de alimentação e material escolar. A Universidade da Madeira oferece uma vasta oferta formativa em Licenciaturas, Mestrados, Doutoramentos, Cursos Livres e Cursos Técnicos Superiores. Isto permite também uma elevada partilha e interação entre os alunos dos vários cursos, fomentando a amizade e as relações sociais que são essenciais para uma boa integração na vida académica.

Após a conclusão do curso de enfermagem, eu decidi perseguir o meu sonho de trabalhar em Inglaterra (...) Após dois anos de experiência em distintos serviços de medicina e de cuidados intensivos, fui convidada para uma entrevista para o cargo de “Deputy Sister” (subchefe de serviço) de uma unidade de agudos

Jani Pinto

Graduada em 2011

Ao ser residente em Portugal continental queria ter uma experiência fora e longe da minha zona de conforto. (...) Depois de terminar o curso na Universidade da Madeira fiz um curso de alemão e mudei-me para Frankfurt am Main na Alemanha

Armanda Maia

Graduada em 2012

A Universidade da Madeira oferece uma vasta oferta formativa (...) isto permite também uma elevada partilha e interação entre os alunos dos vários cursos, fomentando a amizade e as relações sociais que são essenciais para uma boa integração na vida académica.

Rafaela Barros

Graduada em 2016

Após a conclusão do curso de enfermagem, eu decidi perseguir o meu sonho de trabalhar em Inglaterra (...) Após dois anos de experiência em distintos serviços de medicina e de cuidados intensivos, fui convidada para uma entrevista para o cargo de “Deputy Sister” (subchefe de serviço) de uma unidade de agudos

Jani Pinto

Graduada em 2011