"tem um excelente campo para trabalhar, estando próxima do mar e da serra, o que que permite realizar actividades em quase todas as áreas. Sendo uma ilha tem uma componente endémica forte na formação, o que é bom para aprofundar conhecimentos em certas áreas como a botânica, entomologia (...)

Ricardo José Sousa - Licenciado em Biologia em 2010-2011

Licenciado em Biologia em 2010-2011

1. Qual o seu percurso profissional após conclusão do curso?

Após a conclusão da licenciatura continuei a minha formação académica, realizando um mestrado em Ciências do Mar e Recursos Marinhos, com especialidade em Aquacultura e Pescas. A minha actividade profissional baseia-se mais na vertente de Aquacultura, numa primeira fase numa postura mais tecnica, que permitiu acrescentar uma parte mais pratica a uma base sólida teórica.

2. Que aspectos da sua formação académica foram relevantes para o exercício da sua profissão?

Toda a minha formação académica foi relevante. Ao iniciar o Mestrado não senti dificuldades acrescidas as tarefas ou conhecimentos, que me eram apresentados. Possuia uma boa base para desenvolver o meu trabalho, corresponder as expectativas, assim como estava preparado para os desafios que me eram apresentados. Possuia boas capacidades de pesquisa, boas bases para as diferentes áreas envolventes ou que eram aprofundados. 

3. A quem recomendaria o seu curso?

A quem pretenda um bom curso de Biologia. É um curso geral, que aborda (quase) todas as áreas  da Biologia, permitindo aos alunos terem uma boa preparação ao optar por vertentes mais especificas.

4. Porquê a Universidade da Madeira?

Possui boas instalações; um corpo docente qualificado, exigente e rigoroso;  tem um excelente campo para trabalhar, estando próxima do mar e da serra, o que que permite realizar actividades em quase todas as áreas. Sendo uma ilha tem uma componente endémica forte na formação, o que é bom para aprofundar conhecimentos em certas áreas como a botânica, entomologia. 

A formação académica em Biologia, aborda temas fundamentais para que um futuro biólogo esteja apto a analisar o meio ambiente, de modo a poder utilizá-lo da melhor forma possível, sempre de maneira produtiva e ética.

Rubina Leça Andrade

Graduada em 2000-2001

O quadro de professores é composto por profissionais que para além da docência dedicam grande parte do tempo às suas áreas de interesse no âmbito da biologia, e participam em projetos de investigação de relevância e de grande interesse do ponto de vista cientifico.

Ana Sousa

Graduada em 2015 - 2016

A componente multidisciplinar da licenciatura em Biologia (pré-bolonha) permitiu-me adquirir conhecimentos diversificados e complementares entre si, constituindo no seu todo a base para o meu desenvolvimento profissional

Nuno Lopes

Graduado em 2005-2006

Desde 2016 sou Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve. Desde 2018 exerço também funções de Diretor do Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve.

Clévio Nóbrega

Graduado em 2000-2001

tem um excelente campo para trabalhar, estando próxima do mar e da serra, o que que permite realizar actividades em quase todas as áreas. Sendo uma ilha tem uma componente endémica forte na formação, o que é bom para aprofundar conhecimentos em certas áreas como a botânica, entomologia

Ricardo José Sousa

Graduado em 2010-2011

Fiz um Estágio profissional na Estação de Biologia Marinha do Funchal e em 2004 passei a trabalhar na Frente MarFunchal, E.M. Como bióloga responsável pela Bandeira Azul e Educação Ambiental.

Sara Ferreira

Graduada em 2002 - 2003