José Paulo Gomes Brazão

Faculdade de Ciências Sociais

Campus Universitário da Penteada, Piso -1, Sala 01.81

jbrazao@staff.uma.pt

(+351) 291 705 204 / 5204

Nota Biográfica

Professor Auxiliar da Universidade da Madeira, na Faculdade de Ciências Sociais. Iniciou a sua atividade docente em 1985 como professor do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi professor de Educação Especial entre 1990 e 2000. Concluiu o mestrado em Psicologia Educacional em 2000, no ISPA e o doutoramento em Educação - Inovação Pedagógica em 2008, na Universidade da Madeira. Foi diretor do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB, entre 2010 e 2018. É Membro do Centro de Investigação em Educação CIE-UMa. Publica na área da Inovação Pedagógica. Mantém interesse em pesquisas sobre invariantes culturais nos contextos escolares; Estudos etnográficos em educação; Uso da tecnologia e das ferramentas da Internet em contextos de aprendizagem. Tem orientado dissertações de mestrado e teses de doutoramento bem como participado em provas de júri de mestrado e doutoramento nesta especialidade.

Publicações

- A Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores da Universidade da Madeira: A Construção Contextualizada do Currículo, Pereira, G., Kot-Kotecki França. A., Brazão, P., & Fraga, N., 2527-0702, Conference proceedings do III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2017

- Dynamic processes of students learning on initial teacher training, Gouveia, F., & Brazão, P., 2230-9926, International Journal of Development Research, 2017, 3

- Global neoliberalism and dewey's legacy, Brazão, P., 0975-833X, International Journal of Current Research, 2017, 3

- Kot-Kotecki França. A., & Brazão, P., Dimensão pessoal e criativa do educador numa pedagogia crítica, 2527-0702, Conference proceedings do III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2017, 1

- Making weblogs, promoting authentic activity in school, Brazao, P., 0975-833X, International Journal of Current Research, 2017, 4

- Aprendizagem situada na formação de professores: um estudo. In F. Gouveia & M. G. Pereira (Org.). Didática e Matética, Brazão, P., 978-989-95857-8-2, CIE-UMa, 2016

- A Escola restante e a cultura digital: entre o déjà-vu e os novos ambientes de aprendizagem., Brazão, P., 978-989-95857-6-8, CIE-UMa, 2015

- Aprendizagem situada em formação inicial de professores: um estudo., Brazão, P. & Gouveia, F., 978-989-95857-8-2, XI Colóquio CIE-UMa Didática e Matética, 2015

- Hands-on Action Research in Construction of the Teaching Profession: A Scientific Contribution in the Initial Teacher Training of the University of Madeira (UMa). In M. Costa & J. Dorrio (Ed.). Hands-on Science - Brightening our Future, Gouveia, F. & Brazão, P., 978-989-8798-01-5, HSCI Hands-on Science, 2015

- A Escola restante e a cultura digital: entre o déjà-vu e os novos ambientes de aprendizagem, Brazão, P., 978-989-95857-6-8, X Colóquio CIE-UMa A Escola Restante, 2014, 222

Habilitações Académicas

- Doutoramento em Educação, 2008, Universidade da Madeira

- Mestrado em Psicologia Educacional, 2000, ISPA

- Licenciatura em Educação Especial, 1990, ESE LISBOA