José Paulo Gomes Brazão

Campus Universitário da Penteada, Piso -1, Sala 01.81

jbrazao@staff.uma.pt

(+351) 291 705 204 / 5204

UMA CAUSA INFINITA PRODUZIRÁ UM EFEITO INFINITO F. Pessoa

Nota Biográfica

José Paulo Gomes Brazão é Professor Auxiliar da Universidade da Madeira, na Faculdade de Ciências Sociais. É professor da área científica de Inovação Pedagógica da Universidade da Madeira. Concluiu em 2022 o Pós-Doutoramento em Educação e Diversidade na Universidade Federal de Sergipe (Brasil). Concluiu em 2008 o doutoramento em Educação - Inovação Pedagógica, na Universidade da Madeira e em 2000 o mestrado em Psicologia Educacional, no ISPA. É Membro do Centro de Investigação em em Educação CIE-UMa. Publica na área da Inovação Pedagógica. Mantém interesse em pesquisas sobre invariantes culturais; Estudos sobre género nos contextos escolares; Estudos etnográficos em educação; Estudos sobre o uso da tecnologia e das ferramentas da Internet em contextos de aprendizagem. Tem orientado dissertações de mestrado e teses de doutoramento e tem participado em júris de mestrado e doutoramento em Inovação Pedagógica. Desenvolve atualmente estudos em Educação e Diversidade, Tecnologias de género e estudos Queer. Foi diretor do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB, entre 2010 e 2018.
Iniciou a sua atividade docente em 1985 como professor do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi professor de Educação Especial entre 1990 e 2000

Publicações

- Atención a la diversidad sexo-genérica en el contexto educativo: Una nueva mirada hacia un enfoque inclusivo, Brazão, P., Sanchez B. (Org)., 2023

- Diálogos sobre a diversidade sexual e de gênero no contexto da Rede Nordeste de Ensino de Pós-Graduação em Educação (RENOEN), Dias, A. F. ., Silva, I. P. da, Amar, V. & Brazão, J. P. G., Revista Educação em Questão, Natal, 2023, 25

- Pesquisas em educação e redes colaborativas, Brazão, P., Lucena, S.; Nascimento, M. & Boa Sorte, P. (orgs), 2023

- Afirmações dos estudantes sobre pessoa transexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe (Brasil) e na Universidade da Madeira (Portugal), Brazão , J. P. G. ., Dias, A. F., 2237-9460, Revista Exitus, 2022, 24

- Alianças de gênero: contribuições para uma epistemologia feminista em educação: uma apresentação, Dias, A.F., Nascimento, A. P. L., Cruz, M. H. S., Brazão, J.P.G., 1983-5000, Revista Labor, 2022, 3

- Ancestral Pedagoy: An investigation into the existence and resistance of the identity of the quilombola community of Alto do Capim, Quixabeira-Bahia, Nascimento, B., Castro, Éden, & Brazão, Paulo, 2236-0441, Revista Nuances: Estudos Sobre Educação, 2022, 16

- Comparando reflexões sobre a inclusão da diversidade sexual e de gênero, Paulo Brazão, Mesa 4 Reflexiones del futuro profesorado sobre la inclusión de la diversidad sexogenérica - II Seminário de Internacionalização do PPGED/UFS, da Universidade Federal de Sergipe, 2022

- Contemporary education and pedagogical innovation: a new paradigm, Castro, Éden de, & Brazão, Paulo, 1519-902, Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 2022, 22

- Diversidade sexual e de género, Paulo Brazão, Mesa Redonda Ensino, Diversidade, Cultura e Questões de Gênero na Sociedade Contemporânea, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Brasil, 2022

- Diversidade sexual e de género na academia, Brazão, José Paulo Gomes, Dias, Alfrancio Ferreira, 978-65-86839-12-8, Editora Ibero-Americana de Educação, 2022 1

Habilitações Académicas

- Doutoramento em Educação, 2008, Universidade da Madeira

- Mestrado em Psicologia Educacional, 2000, ISPA

- Licenciatura em Educação Especial, 1990, ESE LISBOA