José Paulo Gomes Brazão

Faculdade de Ciências Sociais

Campus Universitário da Penteada, Piso -1, Sala 01.81

jbrazao@staff.uma.pt

(+351) 291 705 204 / 5204

UMA CAUSA INFINITA PRODUZIRÁ UM EFEITO INFINITO F. Pessoa

Nota Biográfica

Professor Auxiliar da Universidade da Madeira, na Faculdade de Ciências Sociais. Iniciou a sua atividade docente em 1985 como professor do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi professor de Educação Especial entre 1990 e 2000. Concluiu o mestrado em Psicologia Educacional em 2000, no ISPA e o doutoramento em Educação - Inovação Pedagógica em 2008, na Universidade da Madeira. Foi diretor do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB, entre 2010 e 2018. É Membro do Centro de Investigação em Educação CIE-UMa. Publica na área da Inovação Pedagógica. Mantém interesse em pesquisas sobre invariantes culturais nos contextos escolares; Estudos etnográficos em educação; Uso da tecnologia e das ferramentas da Internet em contextos de aprendizagem. Tem orientado dissertações de mestrado e teses de doutoramento bem como participado em provas de júri de mestrado e doutoramento nesta especialidade.

Publicações

- A Predominância do Género Feminino nos Cursos de Formação de Professores em Educação Infantil: estudo de caso na Universidade da Madeira. In et al. Revista da Associação Académica da Universidade da Madeira. nº 88. fevereiro 2020., Mendonça, A; Nascimento A.; Brazão, P. & Freitas, D., Imprensa Académica. UMa, 2020

- Caracterização da produção científica na área de Inovação Pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira, BRAZÃO, Paulo; DIAS, Alfrancio Ferreira; MENDONÇA, Alice; CARDOSO, Lívia de Rezende, 1519-9029, Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, 2020, 22

- Relações de género e do corpo na Escola: Diretivas promotoras de culturas inclusivas para as práticas pedagógicas., Brazão, P. & Dias, A., 2237-0315, Revista Cocar. V.14 N.29 Maio/Ago, 2020, 12

- Aprendizagem colaborativa e processos de formação: Experiências formativas na produção de artefatos educacionais sociotecnológicos. In Nilce Lima & Moreira(Orgs) Tecendo inovação construindo aprendizagem, Gomes, A. Brazão, P., & Amorim, R., 978-85-229-0126-5., Analisi Publicaçoes. Piaui Brasil: Livro Rápido Editora., 2019 52-69

- Aprendizagem colaborativa e recursos educacionais abertos, Gomes, A., & Brazão, P., 2358-260X, Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal, 2019

- Arte: Conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos: Educação Física e Ensino Fundamental, Mendonça, A. & Brazão, P., 2358-142, Revista Tempos e Espaços Em Educação, 2019

- As brincadeiras denunciavam que eu era uma criança viada: o gênero 'fabricado', Rios, P.; Dias, A. & Brazão, P., 1981-1802, Revista Educação em Questão. Natal,v. 57, n. 54, 2019, 21

- Estereótipos de género entre estudantes em educação infantil (0-10 Anos): Estudo de caso na Universidade da Madeira., Mendonça, A.; Brazão, P.; Andreia Nascimento, A. & Freitas, D., 2527-158X, Ensaios Pedagógicos (Sorocaba), vol.3, n.3, set.-dez., 2019, 11

- Lembro-me de querer andar durinho, como se diz que homem deve ser: a construção do corpo gay na escola, Rios, P.; Dias, A & Brazão, P., 2237-9460, Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 9, N° 4, 2019, 30

- Representações dos estudantes sobre Arte nos cursos profissionalizantes de Educação Física e de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: Estudo de Caso na Universidade da Madeira? (pp. 139-151) In XIV Colóquio CIE-UMa: Educação, artes e cultura: discursos e práticas., Mendonça, Alice & Brazão P., 978-989-54390-3-4, CIE-UMa, 2019

Habilitações Académicas

- Doutoramento em Educação, 2008, Universidade da Madeira

- Mestrado em Psicologia Educacional, 2000, ISPA

- Licenciatura em Educação Especial, 1990, ESE LISBOA