Samuel André Alves Mateus

Campus Universitário da Penteada, Piso 1, Sala 1.47

samuelmateus@staff.uma.pt

(+351) 291 705 343 / 5343

Sapere aude (Immanuel Kant)

Nota Biográfica

Samuel Mateus é licenciado, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É Professor Auxiliar na Universidade da Madeira e Investigador no LabCom Comunicação e Artes e colaborador no ICNOVA.

São da sua autoria os livros electrónicos: Discurso Mediático, Covilhã, Labcom Books (2021), Introdução à Retórica no séc. XXI, Covilhã, Labcom Books, 2018 [ISBN: 978-989-654-438-6]; A Tele-Realidade ? o princípio de publicidade mediatizado, Covilhã, Labcom books, 2013 [ISBN 978-989-654-112-5]; e Publicidade e Consumação nas Sociedades Contemporâneas, Covilhã, Labcom books, 2011 [ISBN 978-989-654-069-2]. É o autor do capítulo ?Affective Rhetoric: what it is and why it matters IN Zhang, L, and Clark, C. (ed.) Affect, Emotion, and Rhetorical Persuasion in Mass Communication, Routledge (2018) e organizador do livro intitulado Media Rhetoric: how advertising and digital media persuade us (2021).

Blog: www.tecnicaretorica.blogspot.com
Academus podcast- dar a ouvir as Ciências Sociais e Humanas. Oiça em https://anchor.fm/academus/

Publicações

- ?Mediated Enjoyment- Representations of Luxury in the Web Discourse of Lifestyle Magazines?, Samuel Mateus, Luxury, 2022,, 2022

- ?Publicness beyond the Public Sphere?, Samuel Mateus, Mediapolis, nº14, 60 anos da Publicação da Strukturwandël der Öffentlichkeit, 2022, 24

- ?Social Media Advertising during the first COVID-19 curfew?, Samuel Mateus, McGraw-Hill, 2022, pp.361-372., 2022

- Retórica da Publicidade Pandémica, Samuel Mateus, Comunicação Pública, 2021

- Retórica Mediatizada ? a comunicação persuasiva através dos media, Samuel Mateus, Ivone Ferreira, Documenta, 2021

- Welcome to Media Rhetoric?Where Human Persuasion and Technological Means Collide, Samuel Mateus, Southern Communication Journal, 2021

- ?Porous frontiers: priming as extension of agenda-setting and framing as a complementary approach?, Samuel Mateus, Mediapois nº10, (Des)informação em tempos de incerteza: jornalismo, democracia e redes sociais, 2020, 17

- Mateus, S. (2020). Medium. In D. Merskin (Ed.), The SAGE international encyclopedia of mass media and society (Vol. 1, pp. 1090-1092). Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, Inc. doi: 10.4135/9781483375519.n417, Routledge, 2020

- Mateus, S. (2020). Narcotizing dysfunction. In D. Merskin (Ed.), The SAGE international encyclopedia of mass media and society (Vol. 1, pp. 1159-1161). Thousand Oaks,, CA: SAGE Publications, Inc. doi: 10.4135/9781483375519.n440, Samuel Mateus, 2020

- Retórica Afectiva- subsídios para a compreensão da natureza do pathos, Samuel Mateus, ISBN: 978-989-99840-, SOPCOM, 2020

Habilitações Académicas

- Doutoramento em Ciências da Comunicação, 2012, Universidade Nova de Lisboa

Cargos Atuais

- Diretor de Curso da Licenciatura em Comunicação, Cultura e Organizações - diretor.cco.1c@mail.uma.pt

- Secretário da Assembleia da Faculdade de Artes e Humanidades