Subject: Artistic Education - Music

Scientific Area:

Education

Workload:

63 Hours

Number of ECTS:

7,5 ECTS

Language:

Portuguese

Overall objectives:

1 - Proporcionar vivência artística;

2- Promover momentos de fruição musical;

3 - Promover a aquisição e desenvolvimento de competências musicais;

4- Proporcionar o desenvolvimento do pensamento musical;

5- Dar a conhecer elementos do Património Cultural Imaterial e a sua importância enquanto herança, na identidade sociocultural;

6 - Percecionar os diversos papéis/funções da música.

Syllabus:

1- Propriedades da música

1.1 - Timbre

1.2 - Altura

1.3 - Duração

1.4 ? Intensidade

2 - Modos rítmicos

2.1 - Pulsação

2.2 - Divisão

2.3 - Compasso

2.4 ? Ritmo

3 ? Forma

3.1 - Binária

3.2 ? Ternária

3.3 ? Rondó

4 - Andamentos

4.1 - Adágio

4.2 - Moderatto

4.3 - Presto

4.4 - Alterações de andamento

4.4.1 - Accelerando

4.4.2 ? Ritardando

5 - A prática instrumental

5.1 ? Instrumentos PAI e PAD

5.2 ? Improvisação, criação e interpretação de melodias/sequências rítmicas e melódicas com a voz e instrumentos

6 ? Património cultural imaterial madeirense

6.1 ? Conceituação

6.1.1 ? Património

6.1.2 ? Popular

6.1.3 ? Tradicional

6.2 ? O cancioneiro madeirense: Canções da tradição musical popular madeirense

6.2.1 - Canções de entretenimento para crianças

6.2.2 ? Canções de entretenimento para adultos

6.2.3 ? Cantigas de trabalho

 6.2.4 ? Jogos para crianças/Adultos

6.3 ? Os instrumentos musicais da tradição popular madeirense

6.3.1 ? Cordofones

6.3.2 - Aerofones

6.3.3 - Membranofones

6.3.4 ? Idiofones

6.4 ? As instituições culturais

6.4.1 ? Os seus papéis na dinamização e herança cultural

6.4.2 ? Os agrupamentos: O papel dos grupos na transmissão da herança e dinamização cultural.

7- Músicos e música madeirense

7.1? Maximiano de Sousa; João Arnaldo Rufino da Silva

7.2 ? A música religiosa na Madeira

7.2.1 - Os cânticos religiosos do Natal madeirense

8. A música na História

8.1 ? Revisitando alguns traços da música ocidental:  Renascimento (1450-1600); Barroco (1600-1750); Clássico (1750-1810); Romântico (1810-1900): Moderno (1900 em diante).

9 ? A música e os seus papéis

9.1- O papel social da música

9.2- O papel da música no bem estar do indivíduo   

Literature/Sources:

-AGUILAR, M.C. (2002). Aprender a escuchar música. Madrid: A. Machado Libros

- AGUIRRE, I. (2000). Teorias y praticas de la educacion artistica. Pamplona:

Universidad Publica de Navarra (UPN).

- ALMASUD (1998). Antologia da música tradicional da Madeira. Edição: Almasud.

- AMADO, J. (2002). Universo dos Brinquedos Populares. Quarteto Editora. Coimbra.

- AMADO, M. L. (1999). O prazer de ouvir música. Editorial Caminho da Educação.

- ARAÚJO, M. J. e VELOSO, A. L. (2016). Música como prática social: Uma reflexão crítica sobre a atividade de educação musical no 1.º CEB no âmbito das atividades de enriquecimento curricularIn REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA. Volume 6. Número 1 junho 2016, p. 65 a 78.

- BARBOSA, M., C. F. (1997). Jogos tradicionais. Gráfica S Miguel. Vila Nova de Gaia.

- BERGAMINI, A. (2003). Os grandes mestres da arte. Matosinhos: Quidnovi

 -BRASÃO, M. L. (s/d). Brinquedos Tradicionais Cantados: lengalengas e trava-línguas.Editorial Livro. Lisboa.

 - BROCK, A. (2011). O currículo e a pedagogia da brincadeira - uma profusão deperspectivas. In A. Brock, Dodds,S., & Olusoga, Y. (Ed.), Brincar - Aprendizagem para a vida (pp. 94-126). Porto Alegre: Penso

- CAMACHO, R. (2011). Textos sobre instrumentos tradicionais. In R. CAMACHO e R. ARAÚJO (2011). Instrumentos musicais da tradição popular madeirense. Funchal: AAGCEA. CDrom.

- FÃO, A. (s/d). Teoria Musical. 1.ª parte. Lisboa: SASSETTI

- GCEA (2006). Cantar, dançar, brincar. Propostas artísticas para o pre-escolar e 1.ºciclo do ensino básico. Lisboa: Edições Convite à Música.

- GIGA, I. (2004). A Educação vocal da criança. Revista Música, Psicologia e Educação. Porto: nº6, p. 69-80.

- GONÇALVES, C. (2001). Cantarolando? Canções temáticas para os mais pequeninos. SRE/ GCEA: Funchal, Sta. Comba Dão: Edições Convite à Música.

- GONÇALVES, C. (2003). Música para crianças. Lisboa. Edições Convite à Música.

- OSTROWER, F. (2010). Criatividade e processos de criação. Petrólis. Editora vozes

- PERNES, M. E SANTOS, N. (2007). Da escola ao palco 1-2-3-4. Lisboa: Foco Musical.

- READ, H. (2007). Educação pela arte. Lisboa: Edições 70.

- REIS, R. (2003). Educação pela arte. Lisboa: Universidade Aberta

- SOUSA, A. (2003). Educação pela arte e artes an Educação. 1.º Volume - Bases psicopedagógicas. Ed. Instituto Piaget.

 

Assesssment methods and criteria:

A avaliação compreenderá vários momentos: contínua (presença, criatividade, participação e originalidade nos trabalhos, desempenho nas aulas, partilha de informação de documentos facultados, etc...- 45%; Análise de um projeto artístico (20%); um trabalho de grupo sobre um dos pontos do programa, apresentado e discutido em contexto de aula ? 35% - (20%escrita-15% apresentação e discussão)

Pela sua natureza, esta disciplina não prevê exame de recurso ou época especial. É claro que o estudante que reunir as condições necessárias para a realização do exame, poderá fazê-lo.