Disciplina: Educação pela Arte - Música

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender a importância da música para o desenvolvimento do indivíduo
2 - Reconhecer o papel social da música
3 - Reconhecer a importância do património musical na preservação da cultura
4 - Refletir criticamente sobre estilos musicais diversos
5 - Reconhecer a importância dos três tipos de experiência musical: audição, interpretação, criação, no desenvolvimento do pensamento musical
6 - Proporcionar uma abordagem e utilização criativas das propriedades da música, em articulação com os 3 tipos de experiência musical

Conteúdos / Programa:

1 - Propriedades da música
2 - A prática instrumental
2.1 - Instrumentos (percussão altura indefinida) PAI e (percussão altura definida) PAD
2.2 - Improvisação, criação e interpretação de melodias/sequências rítmicas e melódicas com a voz e instrumentos
3 - A voz cantada
4 - Audição
5 - Património musical/imaterial madeirense
6 - Músicos e música madeirense
7 - Música erudita

Bibliografia / Fontes de Informação:

Aguilar, M.C. , 2002 , Aprender a escuchar música , Madrid: A. Machado Libros
Aguirre, I. , 2000 , Teorias y praticas de la educacion artistica , Pamplona: Universidad Publica de Navarra (UPN)
Amado, M. L. , 1999 , O prazer de ouvir música , Editorial Caminho da Educação
Brasão, M. L. , Brinquedos Tradicionais Cantados: lengalengas e trava-línguas , Editorial Livro. Lisboa
Camacho, R. e Araújo, R. , 2011 , Instrumentos musicais da tradição popular madeirense , Funchal: AAGCEA
. , 1994 , Dicionário Oxford de música. , Lisboa. Publicações Dom Quixote
Diversos , Edições Convite à Música , Lisboa: Edições Convite à Música
Fonterrada, M. T. de O. , 2003 , De tramas e fios ? Um ensaio sobre música e educação , São Paulo. Editora Unesp
Ostrower, F. , 2010 , Criatividade e processos de criação , Petrólis. Editora vozes
Sousa, A. , 2003 , Educação pela arte e artes na educação - Música e artes plásticas , Lisboa: Instituto Piaget

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas terão duas componentes: práticas e teóricas. No primeiro momento, pretende-se proporcionar aos alunos diversas experiências, no sentido do desenvolvimento da sua musicalidade e do seu pensamento artísticomusical. No segundo, pretende-se proporcionar a fundamentação teórica das atividades mais práticas, ou seja, partir da prática para a teoria. Haverá trabalho individual e de grupo com apresentação/participação nas aulas. Tentaremos realizar algumas saídas de trabalho, visitando algumas instituições culturais, perspectivando o conhecimento, in loco, de boas práticas/projectos musicais. A avaliação compreenderá vários momentos: contínua (presença, criatividade, participação e originalidade nos trabalhos - 40%; Um trabalho prático individual - 10%; Um trabalho prático em grupo -15%; um trabalho de grupo sobre um dos pontos do programa, apresentado e discutido em contexto de aula, em articulação com as atividades práticas desenvolvidas naquelas- 35%.