Subject: Artistic Education - Music

Scientific Area:

Education

Workload:

63 Hours

Number of ECTS:

7,5 ECTS

Language:

Portuguese

Overall objectives:

1 - Proporcionar vivência artística;

2 - Promover momentos de fruição musical;

3 - Promover a aquisição e desenvolvimento de competências musicais;

4 - Proporcionar o desenvolvimento do pensamento musical;

5 - Dar a conhecer elementos do Património Cultural Imaterial e a sua importância enquanto herança, na identidade sociocultural;

6 - Explorar o papel das instituições culturais;

7 - Percecionar os diversos papéis/funções da música.     

 

 

Syllabus:

O desenvolvimento do programa implica o desenvolvimento dos seguintes assuntos:

Propriedades da música: Timbre; Altura; Duração; Intensidade

Modos rítmicos: Pulsação; Divisão; Compasso; Ritmo

Forma: Binária; Ternária; Rondó

Andamentos: Adágio; Moderatto; Presto;  Alterações de andamento

A prática instrumental: Instrumentos PAI e PAD; Improvisação, criação e interpretação de melodias/sequências rítmicas e melódicas com a voz e instrumentos

Património cultural imaterial madeirense: Conceituação; Património; Popular; Tradicional; O cancioneiro madeirense: Canções da tradição musical popular madeirense; Canções de entretenimento para crianças; Canções de entretenimento para adultos; Cantigas de trabalho; Jogos para crianças/Adultos; Os instrumentos musicais da tradição popular madeirense; Cordofones; Aerofones; Membranofones; Idiofones; As instituições culturais; Os seus papéis na dinamização e herança cultural; Os agrupamentos: O papel dos grupos na transmissão da herança e dinamização cultural.

Músicos e música madeirense: Maximiano de Sousa; João Arnaldo Rufino da Silva; A música religiosa na Madeira; Os cânticos religiosos do Natal madeirense

A música na História: Revisitando alguns traços da música ocidental:  Renascimento (1450-1600); Barroco (1600-1750); Clássico (1750-1810); Romântico (1810-1900): Moderno (1900 em diante).

A música e os seus papéis: O papel social da música; O papel da música no bem estar do indivíduo   

Aspetos metodologicos:

As aulas serão essencialmente práticas, consolidadas com a respetiva fundamentação teórica, ou seja, parte-se da prática para a teoria, pretendendo-se proporcionar aos alunos experiências, no sentido do desenvolvimento da sua musicalidade e do seu pensamento artístico-musical. Haverá trabalhos individuais e de grupo com dinamização e apresentação/participação nas aulas. Serão realizadas algumas saídas de campo, visitando algumas instituições/assistindo a intervenções artísticas/analisando vídeos e gravações em contexto performativo, perspetivando o conhecimento, em contexto, de práticas musicais de referência. Pretende-se, ainda, convidar algumas personalidades da área musical para abordarem temáticas complementares ao Programa. Serão proporcionados vários momentos de reflexão crítica e criativa, dos conteúdos programáticos em desenvolvimento.

Literature/Sources:

- ALMASUD (1998). Antologia da música tradicional da Madeira. Edição: Almasud.

  - BRAZÃO, L. (s/d). Brinquedos Tradicionais Cantados: lengalengas e trava-línguas. Editorial Livro. Lisboa.

 - ESTEIREIRO, P. (2008) (org). 50 Histórias de Músicos na Madeira. Funchal. Edição: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística.

 ESTEIREIRO, P. (2021). Identidade cultural no currículo: investigação, edições, debates e formação. In Gonçalves, C. & Cristóvão N. & Esteireiro, P. (2021) (org). Democratização da Educação Artística- Antologia de Estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira. Edição: Governo Regional da Madeira.

 -FERNANDES, D. J. (2003). Danças e Bailados no Folclore Madeirense. Vol. II. Grupo de Folclore e etnográfico da BOA Nova. Boa Nova. pp. 18-66; 87-104.

 - FERRÃO, A. & PESSOA M. (1984). Histórias cantadas. Lisboa. Gabinete Coordenador de Educação Artística.

 -FONTERRADA, M. T. de O. (2003). De tramas e fios ? Um ensaio sobre música e educação. São Paulo. Editora Unesp.

 - Gonçalves. C., Cristóvão, N. & Esteireiro, P. (org) (2021). Democratização da Educação Artística. Antologia de estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira. Governo Regional da Madeira. Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.

 - GCEA ? Madeira, Sta. Comba Dão: Edições Convite à Música.

 - GONÇALVES, C. (2003). Música para crianças. Lisboa. Edições Convite à Música

 - GONÇALVES, C. (2015). Todos juntos a cantar. Edição: AREArtística

 -Gonçalves, C. & Cristóvão N. & Esteireiro, P. (2021) (org). Democratização da Educação Artística- Antologia de Estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira. Edição: Governo Regional da Madeira.

 - MARTENOT, M. (1970). Principes Fondamentoux d?Éducation Musicale et leur Application. Paris. Éditions Magnard.

 -MORAIS, M. (2008), (org). A Madeira e a Música. Estudos (c.1508- c. 1974). Funchal: Edição: Empresa Municipal ?Funchal 500 Anos?.

 -PAYNTER, J. & ASTON, P. (1985). Sound and Silence (Classroom projects in creative music). Cambridge, Cambridge University Press.

 - Read, H. (2007). Educação pela arte. Lisboa: Edições 70.

 -RONALD, J. Claude, P. (1994). História da música ocidental. Lisboa. Editora Gradiva.

 -SANTOS, A. S. (1989). Mediações Artístico-Pedagógicas. Lisboa: Livros Horizonte.

 -SARDINHA, V. e CAMACHO, R. (2001). Rostos e Traços das Bandas Filarmónicas Madeirenses. Funchal: DRAC, p.22.

 -SARDINHA, V. e CAMACHO, R. (2006). Noites da Madeira. Funchal: Empresa Diário de Notícias.

 -SILVA, J. A. R. (1998). Cânticos religiosos do Natal Madeirense. Funchal: Direção Regional dos Assuntos Culturais.

 -SILVA, J. A. R. da (2008). Música religiosa na Madeira.In M. MORAIS (coord). A Madeira e a música- estudos (c. 1508 - c.1974). Funchal: 500 anos, pp.201-242.

-SIMÕES, A. R. C. (2012). As emoções ao compasso da música:
um olhar sobre a influência da música na resposta emocional. Dissertação de mestrado integrado em psicologia - Secção de Psicologia Clínica e da Saúde
Núcleo De Psicologia Cognitivo Comportamental e Integrativa. UNIVERSIDADE DE LISBOA. FACULDADE DE PSICOLOGIA

- SOUSA, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação - Música e artes plásticas. 3º Volume. Lisboa: Instituto Piaget.

- Santos, S. (2010). O brincar na escola - metodologia lúdico-vivencial, coletânea de jogos,brinquedos e dinâmicas. Petrópolis: Editora Vozes

-Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação - bases psicopedagógicas (Vol.1). Lisboa: Instituto Piaget.

-SIMÕES, R. M. (1999). Canções para a educação musical. Editores: Valentim de Carvalho.

 -SWANWICK, K. (1992). A Basis for Music Education. Londres, Routledge.

 -THOMAS, D. L. e THOMAS, H. (s/d). Vidas de grandes compositores. Lisboa: Livros do Brasil.

-UNESCO (2003). Convenção para a salvaguarda do património cultural imaterial. Disponível em http://unescodoc.unesco.org/imagens.Consultado a 12 de maio de 2012.

 -UNESCO, C. N. (2006). Roteiro para a educação artística ? desenvolver as capacidades criativas para o séc. XX! Lisboa. Disponível em http://www.educacao-artistica.gov.pt/documentos/roteiro.pdf

-UNESCO, C. N. da (2001). Património Cultural Imaterial. Disponível em: http://unesco.pt/egibin/cultura/temas/cul_tema.php?t=9. Consultado a 27 de Março de 2010.

-WILLEMS, E. (1965). L?Oreille Musicale. Genève. Editions Pró - Música, tomos I e II.

 -WILLEMS, E. (1968). Novas ideias filosóficas sobre a Música. Bienne. Edições Pró-Música -Tradução Portuguesa.

Assesssment methods and criteria:

A avaliação compreenderá vários momentos: contínua (presença, criatividade, participação e originalidade nos trabalhos, desempenho nas aulas, reflexão/partilha de informação de documentos facultados) 45%; Um trabalho prático grupo (20%); um trabalho individual sobre um dos pontos do programa, apresentado e discutido em contexto de aula ? 35% .

Pela sua natureza, esta disciplina não prevê exame de recurso ou época especial. No entanto, sempre que se justifique, poderá ser equacionado este(s) momento(s) de avaliação.