Subject: Didactics of Physical Education and Sport II

Scientific Area:

Didactics

Workload:

72 Hours

Number of ECTS:

7,5 ECTS

Language:

Portuguese

Overall objectives:

- Promover a aquisição e o aperfeiçoamento de conhecimentos didácticos no âmbito do ensino dos diferentes Jogos Desportivos Colectivos em actividades relativas à Educação Física;
- Contribuir para o desenvolvimento de uma atitude de auto-análise crítica alicerçada em variáveis decorrentes do estudo da eficácia pedagógica;
- Proporcionar a vivência de uma dimensão prática de intervenção pedagógica na perspectiva do desenvolvimento de competências profissionais no âmbito da leccionação dos Jogos Desportivos Colectivos.

 

Syllabus:

1 - Theory of collective sports games: Instructional models applicable to collective sports games.

2 - Methodological proposals for the teaching and learning Handball

3 - Methodological proposals for the teaching and learning Basketball

4 - Methodological proposals for the teaching and learning Soccer

5 - Methodological proposals for the teaching and learning Volleyball

6 - Methodological proposals for the teaching and learning of collective invasion games

Literature/Sources:


Anton Garcia, J. (1990). Balonmano- Fundamentos y etapas de aprendizage. Madrid, Gymnos


Bayer, C. (1994). O ensino dos Desportos Colectivos. Lisboa, Dinalivro


Bota,I. & Colibaba-Evulet,D. (2001).Jogos Desportivos Colectivos. Teoria e Metodologia. Lisboa, Instituto Piaget



Davids, K. (2000). Movement variability and its implications for coaches and teachers of football. Insight, 2, (3), 38-39.


Davids, K. (2000). Coaching Decision-making in soccer: A constraints-Lead approach. Insight, 2, (3), 48-51.


Garganta,J. (1995). Para uma Teoria dos Jogos Desportivos Colectivos. O Ensino dos Jogos Desportivos. Porto, FCDEF UP, 11-25




Garganta, J. (2001). Futebol e ciência. Ciência e Futebol. Revista Digital Educación Física e Deportes - Buenos Aires, Ano 7 - n.º 40, [Em Linha]: www.efdeportes.com/efd40/fcienc.htm



Teodorescu, L.(1994). Problemas de Teoria e metodologia nos Jogos Desportivos. Lisboa, Livros Horizonte


 


 

Assesssment methods and criteria:

2 Frequências, com um peso de 20%, cada uma, do total da avaliação. O aluno não poderá ter uma nota inferior a 9,5 valores em cada uma das frequências.


1 trabalho de revisão, com um peso de 15%, do total da avaliação. O aluno não poderá ter uma nota inferior a 10 valores.


1 trabalho de concepção,elaboração e apresentação de uma Unidade Didáctica de Jogos Desportivos Colectivos, com um peso de 35% do total da avaliação. O aluno não poderá ter uma nota inferior a 10 valores.


1 Prova Oral com um peso de 15% do total da avaliação


O aluno só pode recuperar a nota da parte Teórica em exame de recurso.