Disciplina: Didática da Educação Física e Desporto II
Área Científica:
Didática
HORAS CONTACTO:
72 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
- Promover a aquisição e o aperfeiçoamento de conhecimentos didácticos no âmbito do ensino dos diferentes Jogos Desportivos Colectivos em actividades relativas à Educação Física;
- Contribuir para o desenvolvimento de uma atitude de auto-análise crítica alicerçada em variáveis decorrentes do estudo da eficácia pedagógica;
- Proporcionar a vivência de uma dimensão prática de intervenção pedagógica na perspectiva do desenvolvimento de competências profissionais no âmbito da leccionação dos Jogos Desportivos Colectivos.
Conteúdos / Programa:
1 - Teoria dos jogos desportivos coletivos: Modelos de instrução aplicáveis aos jogos desportivos coletivos.
2 - Propostas metodológicas para o ensino-aprendizagem do Andebol
3- Propostas metodológicas para o ensino-aprendizagem do Basquetebol
4 - Propostas metodológicas para o ensino-aprendizagem do Futebol
5 - Propostas metodológicas para o ensino-aprendizagem do Voleibol
6 - Propostas metodológicas para o ensino-aprendizagem dos jogos desportivos coletivos de invasão.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Anton Garcia, J. (1990). Balonmano- Fundamentos y etapas de aprendizage. Madrid, Gymnos
Bayer, C. (1994). O ensino dos Desportos Colectivos. Lisboa, Dinalivro
Bota,I. & Colibaba-Evulet,D. (2001).Jogos Desportivos Colectivos. Teoria e Metodologia. Lisboa, Instituto Piaget
Davids, K. (2000). Movement variability and its implications for coaches and teachers of football. Insight, 2, (3), 38-39.
Davids, K. (2000). Coaching Decision-making in soccer: A constraints-Lead approach. Insight, 2, (3), 48-51.
Garganta,J. (1995). Para uma Teoria dos Jogos Desportivos Colectivos. O Ensino dos Jogos Desportivos. Porto, FCDEF UP, 11-25
Garganta, J. (2001). Futebol e ciência. Ciência e Futebol. Revista Digital Educación Física e Deportes - Buenos Aires, Ano 7 - n.º 40, [Em Linha]: www.efdeportes.com/efd40/fcienc.htm
Teodorescu, L.(1994). Problemas de Teoria e metodologia nos Jogos Desportivos. Lisboa, Livros Horizonte
Métodos e Critérios de Avaliação:
2 Frequências, com um peso de 20%, cada uma, do total da avaliação. O aluno não poderá ter uma nota inferior a 9,5 valores em cada uma das frequências.
1 trabalho de revisão, com um peso de 15%, do total da avaliação. O aluno não poderá ter uma nota inferior a 10 valores.
1 trabalho de concepção,elaboração e apresentação de uma Unidade Didáctica de Jogos Desportivos Colectivos, com um peso de 35% do total da avaliação. O aluno não poderá ter uma nota inferior a 10 valores.
1 Prova Oral com um peso de 15% do total da avaliação
O aluno só pode recuperar a nota da parte Teórica em exame de recurso.