Subject: History and Philosophy of Education

Scientific Area:

Education

Workload:

43 Hours

Number of ECTS:

4 ECTS

Language:

Português

Overall objectives:

  • Compreender o desenvolvimento da educação desde a modernidade às primeiras décadas do século XX.
  • Questionar o sentido da educação.
  • Analisar as principais ideias pedagógicas, desde o século XVII até ao movimento da Escola Nova.
  • Refletir sobre a educação enquanto prática fundamental da existência humana.
  • Compreender a evolução da educação física.
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Syllabus:

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Literature/Sources:

BEAUTÉ, Jean (2004). Courants de la pédagogie. 5e éd. Lyon : Chronique Sociale.
BOWEN, James (1992). Historia de la Educación Occidental. Barcelona: Herder. 3 tomos.
CHATEAU, Jean, dir. (s. d.). Os grandes pedagogos. Lisboa: Livros do Brasil.
DEBESSE, Maurice e MIALARET, Gaston (org.) (1977). Tratado das Ciências Pedagógicas. S. Paulo: C.ª Ed. Nacional.
EBY, Frederick (1976). História da Educação Moderna: teoria, organização e práticas educacionais. 2.ª ed. Porto Alegre: Ed. Globo.
GADOTI, Moacir (2004). História das ideias pedagógicas. 8.ª ed. São Paulo: Ática.
GAL, Roger (1993). História da Educação. 3.ª ed., Lisboa: Vega.
GAMBI, Franco (1999). História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP.
GAUTHIER, Clermont e TARDIF, Maurice (1996). La Pédagogie: théories et pratiques de l?Antiquité à nos jours. Montréal: Gaëtan Morin éditeur.
GILES, Thomas Ransom (1983). Filosofia da Educação. S. Paulo: Ed. Pedagógica Universitária, Ltd.ª.
GILES, Thomas Ransom (1987). História da Educação. S. Paulo: Ed. Pedagógica Universitária, Ltd.ª.
LARROYO, Francisco (1982). História Geral da Pedagogia. São Paulo: Ed. Mestre Jou. 2 tomos.
LÉON, Antoine (1983). Introdução à História da Educação. Lisboa: Publicações D. Quixote.
LUZURIAGA, Lorenzo (1959). História da Educação Pública. S. Paulo: C.ª Ed. Nacional.
LUZURIAGA, Lorenzo (1971). História da Educação e da Pedagogia. 5.ª ed., S. Paulo: C.ª Ed. Nacional.
MANACORDA, Mario Alighiero (2002). História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 10.ª ed., S. Paulo, Cortez.
MIALARET, Gaston e VIAL, Jean, dir (s. d.; c. 1984). História Mundial da Educação. Porto: Rés, 4 vols.
REBOUL, Olivier (2000). A Filosofia da Educação. Lisboa: Edições 70.
ROSA, Maria da Glória de (1993). A História da Educação através dos textos. São Paulo: Cultrix.
VERÍSSIMO, Nelson (2017). História da Educação: textos de apoio. Funchal.

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Assesssment methods and criteria:

Frequência (70%) + Comentário TP (20%) + AC do S. (10%)

Na frequência: 60% TP + 40% S.

S.:

Avaliação contínua: 4 trabalhos escritos sobre textos indicados, com apresentação oral e reflexão crítica (10%).

O acesso a este modelo de avaliação implica um mínimo de 75% de presenças às aulas.

No exame de recurso ou melhoria, os alunos podem recuperar ou melhorar a avaliação da frequência.

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