Disciplina: História e Filosofia da Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

  • Compreender o desenvolvimento da educação desde a modernidade às primeiras décadas do século XX.
  • Questionar o sentido da educação.
  • Analisar as principais ideias pedagógicas, desde o século XVII até ao movimento da Escola Nova.
  • Refletir sobre a educação enquanto prática fundamental da existência humana.
  • Compreender a evolução da educação física.
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Conteúdos / Programa:

1. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: objeto, fontes e objetivos
2. FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: questionamento do processo educativo
3. EDUCAÇÃO E TEORIAS DO CONHECIMENTO
4. O RENASCIMENTO
4.1. O Humanismo
4.2. A educação humanística
4.2.1. Valorização da vida física, corporal e estética
4.2.2. Victorino da Feltre e a Casa Giocosa
4.2.2.1. Educação física: o jogo e outras atividades físicas de lazer e recreio
4.3. A imprensa e os seus reflexos na educação
5. A REFORMA E A CONTRA-REFORMA
5.1. O Humanismo Cristão e a Reforma
5.2. Os primórdios da educação popular
5.3. O processo educativo e a Contra-Reforma
5.4. A ação da Companhia de Jesus
5.4.1. O Ratio Studiorum
6. A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XVII
6.1. O desenvolvimento da educação pública nos países protestantes
6.2. A educação católica
6.3. Comenius e a Didática Magna
6.4. A educação segundo John Locke
6.4.1. A adoção da máxima de Juvenal: Mens sana in corpore sano
6.4.2. A educação física e o endurecimento corporal.
7. O ILUMINISMO
7.1. A Enciclopédia
7.2. A educação natural: Rousseau
7.3. A valorização da Educação Física em Rousseau, Basedow e Pestalozzi
8. A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XIX
8.1. As reformas liberais
8.2. Educação pública elementar
8.3. A educação da mulher
8.4. A Ginástica Pedagógica.
9. REAÇÃO CONTRA A ESCOLA TRADICIONAL
9.1. A Escola Nova
9.1.2. A Educação Física e as atividades ao ar livre nas escolas novas.

Itálico = S

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Bibliografia / Fontes de Informação:

BEAUTÉ, Jean (2004). Courants de la pédagogie. 5e éd. Lyon : Chronique Sociale.
BOWEN, James (1992). Historia de la Educación Occidental. Barcelona: Herder. 3 tomos.
CHATEAU, Jean, dir. (s. d.). Os grandes pedagogos. Lisboa: Livros do Brasil.
DEBESSE, Maurice e MIALARET, Gaston (org.) (1977). Tratado das Ciências Pedagógicas. S. Paulo: C.ª Ed. Nacional.
EBY, Frederick (1976). História da Educação Moderna: teoria, organização e práticas educacionais. 2.ª ed. Porto Alegre: Ed. Globo.
GADOTI, Moacir (2004). História das ideias pedagógicas. 8.ª ed. São Paulo: Ática.
GAL, Roger (1993). História da Educação. 3.ª ed., Lisboa: Vega.
GAMBI, Franco (1999). História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP.
GAUTHIER, Clermont e TARDIF, Maurice (1996). La Pédagogie: théories et pratiques de l?Antiquité à nos jours. Montréal: Gaëtan Morin éditeur.
GILES, Thomas Ransom (1983). Filosofia da Educação. S. Paulo: Ed. Pedagógica Universitária, Ltd.ª.
GILES, Thomas Ransom (1987). História da Educação. S. Paulo: Ed. Pedagógica Universitária, Ltd.ª.
LARROYO, Francisco (1982). História Geral da Pedagogia. São Paulo: Ed. Mestre Jou. 2 tomos.
LÉON, Antoine (1983). Introdução à História da Educação. Lisboa: Publicações D. Quixote.
LUZURIAGA, Lorenzo (1959). História da Educação Pública. S. Paulo: C.ª Ed. Nacional.
LUZURIAGA, Lorenzo (1971). História da Educação e da Pedagogia. 5.ª ed., S. Paulo: C.ª Ed. Nacional.
MANACORDA, Mario Alighiero (2002). História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 10.ª ed., S. Paulo, Cortez.
MIALARET, Gaston e VIAL, Jean, dir (s. d.; c. 1984). História Mundial da Educação. Porto: Rés, 4 vols.
REBOUL, Olivier (2000). A Filosofia da Educação. Lisboa: Edições 70.
ROSA, Maria da Glória de (1993). A História da Educação através dos textos. São Paulo: Cultrix.
VERÍSSIMO, Nelson (2017). História da Educação: textos de apoio. Funchal.

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Frequência (70%) + Comentário TP (20%) + AC do S. (10%)

Na frequência: 60% TP + 40% S.

S.:

Avaliação contínua: 4 trabalhos escritos sobre textos indicados, com apresentação oral e reflexão crítica (10%).

O acesso a este modelo de avaliação implica um mínimo de 75% de presenças às aulas.

No exame de recurso ou melhoria, os alunos podem recuperar ou melhorar a avaliação da frequência.

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