Subject: Culinary Innovation Project

Scientific Area:

Hotels and Restaurants

Workload:

60 Hours

Number of ECTS:

5 ECTS

Language:

Portuguese

Overall objectives:

Identificar tendências e espaço de inovação no sector alimentar.

Desenvolver e executar o planeamento técnico e experimental necessário à definição, formulação e caraterização de um novo produto alimentar.

Compreender os conceitos, intervenientes e as etapas de desenvolvimento de novos produtos alimentares.

Syllabus:

1. Definição e caracterização de novos produtos alimentares

2. Tendências de mercado

3. Valor acrescentado

4. Ciclo de vida de um produto

5. Etapas do desenvolvimento de novos produtos

6. Delineamento experimental na formulação de novos produtos alimentares

Literature/Sources:

Ruxton, G.D.; Colgrave, N. (2006), Experimental Design for the Life Sciences Oxford University Press, 2006

Brody, A. L., Lord, J.B. ,(2000), Developing new food products for a changing marketplace, CRC Gordon

W. Fuller (2005), New Food Product Development: from concept to marketplace, CRC

Assesssment methods and criteria:

25% participação/assuidade

40% trabalho parte - exposição escrita

35% trabalho parte - exposição oral