Subject: Internship

Scientific Area:

Tourism and Leisure

Workload:

768 Hours

Number of ECTS:

30 ECTS

Language:

Portuguese

Overall objectives:

1. Aplicar os conhecimentos transversais adquiridos durante o curso;
2. Facilitar a inserção do futuro profissional de turismo no mercado de trabalho;
3. Ensaiar as práticas adequadas à realidade do mercado de trabalho;
4. Saber aplicar adequadamente as competências adquiridas na área da comercialização e informação turística;
5. Comunicar os conhecimentos adquiridos através da elaboração do relatório de estágio;
6. Avaliar o interesse e perfil do estagiário para o exercício de uma profissão em turismo e a sua disponibilidade para a execução de tarefas diferenciadas, consoante o setor em causa (alojamento, agências de viagens, animação turística, setor público);
7. Permitir ao aluno formar-se como pessoa, cidadão e futuro profissional do setor, avaliando a sua capacidade de adaptação a novas situações.

Syllabus:

De acordo com o plano de estágio de cada aluno. Todos os conteúdos que permitam a aplicação dos conhecimentos e competências adquiridos nas restantes unidades curriculares, com especial ênfase na área nuclear do turismo.
Adequando a cada empresa (entidade recetora) específica o aluno será inserido nas atividades inerentes à Informação e Comercialização Turística, sendo as seguintes funções/tarefas elegíveis para a realização de estágio:
- Gestão dos serviços de informação turística;
- Gestão da relação com o cliente;
- Criação e promoção de programas e atividades de informação e comercialização de produtos e serviços turísticos;
- Desenvolvimento, implementação e monitorização de estratégias e ações de marketing para a comercialização dos produtos e serviços turísticos;
- Desenvolvimento e gestão de produtos, serviços, espaços e equipamentos turísticos promovendo a sua dinamização e comercialização;
- Dinamização e integração do património cultural na oferta turística através da criação e comercializção de pacotes turísticos;
- Definição e implementação de ações de promoção nas redes sociais, websites de recomendação e blogues de turismo;
- Coordenação da atividade comercial em diversas organizações do setor do turismo;
- Coordenação de atividades de promoção de produtos e serviços turísticos e respetivas equipas de comercialização e promoção;
- Identificação de oportunidades de negócio e de inovação em produtos e serviços turísticos;
- Identificação, definição, planeamento e utilização de novas tecnologias e sistemas de informação na comercialização de produtos e serviços turísticos.

Literature/Sources:

Cunha, L., Abrantes, (2013), Introdução ao Turismo, Lidel, Lisboa.
Cunha, L. (2017), Turismo e Desenvolvimento, Lidel, Lisboa.

Assesssment methods and criteria: