Subject: Volleyball II

Scientific Area:

Sport

Workload:

76 Hours

Number of ECTS:

6 ECTS

Language:

Portuguese

Overall objectives:

OBJECTIVOS:

Dotar os alunos com conhecimentos de âmbito teórico-prático dos meios técnico-tático estratégicos do voleibol.

Capacitar os alunos para o planeamento, controlo e orientação de treino de uma equipa de Voleibol, no âmbito do desporto escolar e / ou desporto federado nos escalões de iniciação da modalidade.

 Promoção e desenvolvimento da capacidade de gestão da equipa em competição

Seleção e análise de dados de apoio à tomada de decisão tático estratégica no âmbito da gestão do processo de treino e de competição da equipa.

Aplicar e exercitar os conteúdos abordados ao longo das várias disciplinas do curso, que se interligam com o treino desportivo no caso específico do Voleibol.

 

Syllabus:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1.1   As componentes tático / estratégicas.

1.1.1         Os jogos reduzidos como meio de desenvolvimento tático / estratégico

1.1.1.1    O um-contra-um em colaboração com 1 ,2 ou 3 toques.

1.1.1.2    O um-contra-um em oposição com 1,2 ou 3 toques.

1.1.1.3    O dois-contra-dois com receção com 1 elemento e distribuidor pré-definido.

1.1.1.4    O dois-contra-dois com receção com 2 elementos e sem distribuidor pré-definido.

1.1.1.5    O três-contra-três com receção a 2 e sem distribuidor fixo.

1.1.1.6    O três-contra-três com receção a 2 e com distribuidor fixo.

1.1.1.7    O três-contra-três com receção com 1 elemento, com distribuidor fixo e 1 atacante rápido.

1.1.2         Vantagens e desvantagens das diversas variantes.

 

1.1.3         O jogo de seis-contra-seis sistematizado em três fases (ataque à receção, contra-ataque e transição) associado ao crescimento tático/estratégico.

1.1.3.1    O sistema de jogo 6:0 sem especialização.

1.1.3.1.1          Receção com 5 elementos em W.

1.1.3.1.2          Distribuição a partir da zona 3.

1.1.3.1.3          Remate em dois pontos (zona 2 / 4)

1.1.3.1.4          Cobertura 3:2.

1.1.3.1.5          Bloco individual.

1.1.3.1.6          Defesa 3:1:2 (6 avançado).

1.1.3.2    O sistema de jogo 3:3 (3 universais / 3 atacantes).

1.1.3.2.1          Conceito de permuta.

1.1.3.2.2          Receção com 4 elementos em U.

1.1.3.2.3          Remate em três pontos (zona 2 / 3 / 4) com tempos diferentes.

1.1.3.2.4          Bloco duplo.

1.1.3.3    O sistema de jogo 4:2 (4 rematadores / 2 distribuidores)

1.1.3.3.1          Distribuição  a partir da zona 2.

1.1.3.3.2          Defesa em 3:2:1 (6 recuado).

2. A periodização e o planeamento a longo, medio e curto prazo das sessões de treino de voleibol.

2.1   Modelos de periodização no voleibol

2.2   O macro-ciclo

2.3   O meso-ciclo

2.4   O micro-ciclo.

2.5    A unidade de treino.

3. A análise e observação de jogo no Voleibol.

3.1   Modelos de análise com 3 níveis de avaliação.

3.1.1         Serviço

3.1.2         Receção

3.1.3      Remate

4. A interpretação dos dados da análise de jogo e da estatística e as suas conclusões

4.1   Para o jogo

4.2   Para os ciclos de treino

5. A arbitragem do jogo de Voleibol.

5.1   Os participantes e suas funções.

5.2   O protocolo de jogo.

5.3   As condutas e sanções.

 

Literature/Sources:

Federação Portuguesa de Voleibol (2015). Técnicas do Treinador. Manual dos cursos de grau I e II da FPV.

FIVB (Federação Internacional de Voleibol) (2014). Regras Oficiais de Voleibol. FIVB.

FIVB (Federação Internacional de Voleibol) Top Volley Manual Technical Booklet.

FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Manual de treinadores nível I.

FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Manual de treinadores nível II.

 

Selinger, A., & Ackermann-Blount, J. (1986). Arie Selinger's Power Volleyball: St. Martin's Press.

Garganta, J., Prudente, J., Anguera, T. (2013). Avaliação da performance em jogos desportivos coletivos. Centro de Investigação Formação Inovação e Intervenção em Desporto CIFI2D.

Gonçalves, J. (2009). Voleibol: ensinar jogando. Lisboa. Livros Horizonte.

Griffin, L.; Butler, J. (2005). Teaching Games for Understanding: Theory, Research, and Practice. Human Kinetics Publishers    

Assesssment methods and criteria:

Avaliação contínua - 10%

Frequência - 45%

Trabalhos - 45%