Subject: Volleyball III

Scientific Area:

Sport

Workload:

76 Hours

Number of ECTS:

6 ECTS

Language:

Portuguese

Overall objectives:

Capacitar os alunos para o planeamento, controlo e orientação de treino de uma equipa de Voleibol, no âmbito do desporto escolar e / ou desporto federado nos escalões de formação da modalidade.

Promoção e desenvolvimento da capacidade de gestão da equipa em competição

Dotar os alunos com conhecimentos de âmbito teórico-prático dos meios técnico-tático estratégicos do voleibol.

Aplicação e exercitação dos conteúdos abordados ao longo das várias disciplinas do curso, que se interligam com o treino desportivo no caso específico do Voleibol.

 

Syllabus:

   

Literature/Sources:

Federação Portuguesa de Voleibol (2015). Técnicas do Treinador. Manual dos cursos de grau I e II da FPV.

FIVB (Federação Internacional de Voleibol) (2014). Regras Oficiais de Voleibol. FIVB.

FIVB (Federação Internacional de Voleibol) Top Volley Manual Technical Booklet.

FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Manual de treinadores nível I.

FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Manual de treinadores nível II.

Selinger, A., & Ackermann-Blount, J. (1986). Arie Selinger's Power Volleyball: St. Martin's Press.

Gonçalves, J. (2009). Voleibol: ensinar jogando. Lisboa. Livros Horizonte.

Griffin, L.; Butler, J. (2005). Teaching Games for Understanding: Theory, Research, and Practice. Human Kinetics Publishers.

Mesquita, I. (1998). Instrução e a estruturação das tarefas no treino de voleibol. Porto: Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física.  

Mesquita, I. (1998). Proposta metodológica para o ensino do Voleibol. In Graça, A & Oliveira, J (Eds), O ensino dos Jogos desportivos, pp153-200. Porto: CEFD, FCDEF-UP.

Moutinho, C. (1994): A estrutura funcional do voleibol. In Graça A., & José Oliveira J. (eds.). O Ensino dos Jogos Desportivos, (pp.141-156), Porto: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos e Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto.

    

Assesssment methods and criteria: