Subject: Geodiversity and Geological Heritage
Scientific Area:
Earth Sciences
Workload:
51 Hours
Number of ECTS:
4 ECTS
Language:
Portuguese
Overall objectives:
Syllabus:
i) Apresentação do Docente, dos alunos e dos conteúdos da UC G&PG
ii) Geologia, Evolução e Formação do Arquipélago da Madeira;
iii) Geodiversidade, Património Geológico, Geossítio, Geomonumento e Geoparque;
iv) Legislação da Geodiversidade e do Património Geológico do Arquipélago da Madeira;
v) Geotoponímia Insular (nome das terras, das pedras, das linhas de água e dos locais);
vi) Conduta ética e profissional de um guia;
vii) Roteiros Turístico Geológicos Principais do arquipélago da Madeira;
viii) Metodologia Geral para a preparação de roteiros em espaço natural, rural e citadino;
xix) Aprendizagem de regras de comunicação e gestão de grupo de clientes em espaço citadino, rural e natural.
Literature/Sources:
- Celso Gomes e João Silva (1997). Pedra Natural do Arquipélago da Madeira: Importância Social, Cultural e Económica. Madeira Rochas - Divulgações Científicas e Culturais, Câmara de Lobos, 173 pp.;
- João Silva e Celso Gomes (2000). Desdobrável ?Geopaisagens Versus Património Geológico do Arquipélago da Madeira/Geolandscapes Versus Geologic Patrimony of the Madeira Archipelago?. Madeira Rochas ? Divulgações Científicas e Cul- João Silva (2003). Areia de praia da ilha do Porto Santo: geologia, génese, dinâmica e propriedades justificativas do seu interesse medicina (2003). Madeira Rochas ? Divulgações Científicas e Culturais, Funchal, 343 pp.;
- Mata, J. et al., (2010) ? Geologia das ilhas dos arquipélagos dos Açores, Madeira e Geologia das antigas Colónias. Ciências Geológicas
? Ensino e Investigação e sua História, Publicação Comemorativa do Ano Internacional do Planeta Terra, Associação Portuguesa de Geólogos e Sociedade Geológica de Portugal, Volume III, pp. 29-35.turais, Funchal;
- Mitchell-Thomé, R.C. (1979) ? Notes on the geomorphology of Madeira. Bol. Mus. Mun. Funchal, 32, Funchal, pp. 5-18.
Assesssment methods and criteria:
Métodos e Critérios de Avaliação:
Trabalho de grupo: 50%
Teste teórico-prático final: 50%